Receba notícias em seu email

Navalshore

Prefeitura promete uma definição próxima semana resolução sobre estaleiro

A prefeita Luizianne Lins e seus secretários reuniram-se com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil para saber mais sobre a localização ideal de um estaleiro. Previsão é de uma resposta final da Prefeitura na próxima semana
"A prefeita (Luizianne Lins) definiu que até o início da próxima semana esse assunto estará resolvido``, afirmou o secretário de Infraestrutura do Município (Seinf), Luciano Feijão, sobre a definição do estaleiro Promar Ceará. Ainda que evasiva, a resposta aponta, finalmente, para uma ponto final nesse impasse que se tornou a instalação do empreendimento em Fortaleza.
A resposta veio após a reunião que a prefeita e os titulares da Seinf, Luciano Feijão, e da Secretaria de Planejamento (Sepla), Alfredo Pessoa, tiveram ontem com os representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil secção Ceará (IAB-CE). No encontro, o presidente da IAB Odilo Almeida Filho apresentou à Prefeitura o documento Estaleiro Promar - subsídios do IAB-CE para a localização.
O documento já havia sido disponibilizado pela entidade, mas, de acordo com o presidente, nesse encontro foi destacar para a prefeita alguns pontos relevantes. Uma das questões ressaltadas foi o tamanho da obra. ``O tamanho da obra é realmente muito grande. Equivale a 100 hectares de aterro no mar, 100 quarteirões de aterro no mar``, pontua Almeida.
Segundo ele, essa reunião com a prefeita encerra a participação do IAB-CE nessa discussão.
"A Prefeitura se encarregou de mandar seus técnicos analisarem essas condições e se posicionarem tão logo terminem a análise``, destaca. Para ele, os subsídios apresentados permitem à Prefeitura ter uma melhor noção dos impactos gerados por um estaleiro para que se possa decidir sua localização a partir de critérios primordialmente técnicos.
Prefeitura
Após participar da reunião, o titular da Seinf, Luciano Feijão, destacou que o IAB-CE trouxe subsídios para a construção de alternativas e voltou a afirmar que a Prefeitura está avaliando todas as possibilidades que o litoral - não apenas de Fortaleza - oferece.
"Para o Município, todas as possibilidades estão possíveis``, defende Feijão. E acrescenta: ``Nesse momento, estamos alargando a abrangência dos estudos".
Nesse leque de possibilidades, o secretário destacou ainda que, não sendo em Fortaleza, cabe ao Governo do Estado definir uma nova localização para o Promar Ceará. Feijão destacou que até a definição as reuniões devem ser internas, somente entre os técnicos da Prefeitura. Segundo ele, não há previsão de novo encontro com o empresário da PJMR, Paulo Haddad. ``Os técnicos agora estão decidindo``, afirmou.
EMAIS
- Segundo o governador Cid Gomes, ele que entende que todas as questões que estão sendo levantadas como impeditivas para a implantação do estaleiro no Titanzinho são falsas. ``Dizem que terá impacto no trânsito, é mentira. Dizem que a população é contra, outra desinformação. Também sobre assoreamento da Região de Caucaia, mais uma inverdade, já que a sombra que traz é menor que a sombra que já acontece no quebra-mar do Mucuripe``, analisou.
- Cid ainda informa que há um levantamento, realizado pelo Governo do Estado, que mostra que 70% da população da comunidade da região do Titanzinho aceita o empreendimento.
- A reunião da Prefeitura estava marcada para ocorrer na manhã de ontem, no Paço Municipal. Com a imprensa reunida na calçada do Paço, a Prefeitura afirmou que a reunião seria realizada na sede da avenida Luciano Carneiro.
- No entanto, a caminho do antigo escritório da prefeita, os repórteres foram avisados de que o encontro fora cancelado. A reunião ocorreu a portas fechadas, em local e horário não informados à imprensa.

Fonte: O Povo (CE)/Camille Soares


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira