Receba notícias em seu email

Navalshore

Presidenta Dilma dá início às operações do navio Zumbi dos Palmares

O navio petroleiro Zumbi dos Palmares, quinta embarcação entregue à Transpetro num período de 18 meses, iniciou ontem (20/05) suas operações, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca (PE). Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil não quer ser apenas um país produtor de petróleo. “Queremos construir plataformas e navios para a Petrobras”, disse. Segundo ela, a indústria naval brasileira “tem futuro” e vai gerar frutos para “muitas gerações”.

A solenidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Aldo Rebelo (Esporte), da secretária de Comunicação Social, Helena Chagas, do presidente do Senado, Renan Calheiros, da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, da diretora-Geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, e do presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Todos acompanharam a saída do petroleiro para sua primeira viagem, assim como os prefeitos do Recife, Geraldo Júlio, e de Ipojuca, Carlos Santana.

Durante discurso para um público aproximado de 5 mil pessoas, a presidente da Petrobras, Graça Foster, reforçou a necessidade de o Brasil fortalecer sua indústria naval. Afirmou que a produção de petróleo é crescente, e que a demanda por navios, sondas e plataformas será cada vez maior. “Vamos precisar de cada vez mais navios para buscar petróleo em alto mar”, disse.

O ministro Edison Lobão lembrou que, "há 10 anos, a indústria naval estava moribunda e esquálida, caminhava para o desaparecimento, com apenas 2 mil trabalhadores”. Hoje, segundo ele, essa indústria conta com uma força de trabalho de 54 mil pessoas.

Na avaliação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, “a entrega de mais esse navio mostra que estamos escrevendo uma nova História do Brasil a várias mãos. Um país para todos os brasileiros”.

"Nos últimos seis anos, através da parceria com o governo federal, investimos aqui mais de 1,8 bilhão de reais", comemorou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Bandeira brasileira

A presidenta Dilma Rousseff subiu a bordo do Zumbi dos Palmares, cumprimentou a tripulação, conheceu as instalações e apertou o botão que aciona o motor principal para dar início à viagem do petroleiro para carregamento na P-38 na Bacia de Campos (RJ).

Ela entregou ao comandante Carlos Alberto Costa a bandeira brasileira que seria içada no navio, e recebeu de funcionários do estaleiro EAS a maquete da embarcação. Os demais documentos do navio foram entregues à tripulação.

Com 274 metros de comprimento, o Zumbi dos Palmares iniciou sua viagem inaugural às 14h15. Depois de carregado com petróleo, na Bacia de Campos, levará o produto para São Sebastião (SP).

Ficha técnica do navio Zumbi dos Palmares

- Petroleiro tipo suezmax para o transporte de óleo cru
- Dimensões: 274,20 metros de comprimento total
48,00 metros de largura (boca moldada)
51,6 metros de altura
- Capacidade de transporte: 157.700 toneladas de porte bruto (TPB)
- Número de tanques: 12 de carga mais 2 tanques de sobras
- Velocidade: 14,8 nós
- Autonomia: 20.000 milhas náuticas






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira