Receba notícias em seu email

MSC

Primeiro graneleiro

‘Log-In Tambaqui’ entra em operação


PUBLICIDADE



A Log-In Logística Intermodal iniciou, no último dia 19 de fevereiro, a operação do Log-In Tambaqui. Este é o terceiro navio de uma encomenda de sete que a empresa tem junto ao Estaleiro Ilha (Eisa), dos quais cinco serão do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento total da Log-In em construção naval no Brasil é superior a R$ 1 bilhão. Para a construção do Log-In Tambaqui, foram aplicados recursos estimados em R$ 170 milhões.

A embarcação foi construída para atender a contrato de 25 anos com a Alunorte, que prevê viagens entre o porto de Trombetas e o porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. A operação movimentará em torno de 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período. Segundo a companhia, para a construção do Log-In Tambaqui foram utilizadas cerca de 13 mil toneladas de chapas de aço. Com 80 mil toneladas de porte bruto, o navio tem comprimento total de 245 metros e largura de 40 metros.

O projeto do navio levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irá atuar. De acordo com a Log-In, a hidrodinâmica da embarcação foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água com a finalidade de não prejudicar a população ribeirinha. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência. Antes do Log-In Tambaqui, o último graneleiro construído no Brasil e que ficou sob bandeira brasileira foi o navio Marcos Dias, no início da década de 1990.

Em janeiro de 2010, a Log-In iniciou a operação para a Alunorte com navios afretados, que serão substituídos pelos graneleiros Log-In Tambaqui e o Log-In Tucunaré, este último em fase adiantada de construção e previsão de entrada em operação ao final deste ano. Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao Eisa estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O projeto com a Alunorte faz parte da estratégia da Log-In em desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira