A Petrobras Transporte (Transpetro), subsidiária responsável pelo transporte marítimo de petróleo e derivados, receberá hoje, às 11h, o primeiro navio de seu Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O navio Celso Furtado, construído no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), é também o primeiro petroleiro a ser entregue no Brasil à Petrobras desde 1997.
A embarcação terá capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, como gasolina, diesel e nafta. A função do Celso Furtado será levar esses combustíveis das refinarias para diversos pontos do país.
O Promef prevê a compra, pela Transpetro, de 49 navios para transporte de gás liquefeito, de combustíveis e de petróleo bruto, até 2016. Do total, 41 embarcações já foram encomendadas e oito estão em processo de licitação.
Além do Celso Furtado, três navios do Promef já foram lançados ao mar, mas ainda estão sendo construídos: o Sérgio Buarque de Holanda e o Rômulo Almeida, no Estaleiro Mauá, e o João Cândido, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco.
O Promef é considerado uma das bases do renascimento da indústria naval brasileira. A presidente da República, Dilma Rousseff, deverá participar da cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, em Niterói.
Fonte: Agência Brasil/Vitor Abdala
PUBLICIDADE