A produção de petróleo do país em outubro foi de aproximadamente 2,624 milhões de barris por dia, 1,8% inferior a setembro, mas 9% acima de igual mês em 2015. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou nesta quinta-feira o boletim mensal sobre o tema.
A agência informou que a produção de gás natural totalizou 108,5 milhões de metros cúbicos por dia em outubro, 1,8% abaixo de setembro, mas 11,2% acima de outubro de 2015.
Com o desempenho, a produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de outubro totalizou 3,306 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
A ANP informou que as quedas nas produções de petróleo e de gás, em relação ao mês anterior, foram causadas por parada de manutenção em algumas plataformas, principalmente a FPSO Cidade Angra dos Reis, no Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. Esta plataforma é operada pela Petrobras.
No caso do pré-sal, a produção, foi de aproximadamente 1,145 milhão de barris de petróleo por dia e 44,4 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando aproximadamente 1,424 milhão de barris de óleo equivalente diários, em outubro. Assim, a redução foi de 2,7% em relação ao mês anterior.
Segundo a ANP, a produção do pré-sal correspondeu a 43% do total produzido no Brasil em outubro.
O aproveitamento de gás natural no mês alcançou 96,6%. A queima de gás em outubro foi de 3,7 milhões de metros cúbicos por dia, aumento de 4,1% ante mês anterior, mas 9,6% inferior ao mesmo mês em 2015.
Os campos marítimos produziram 94,7% do petróleo e 77,1% do gás natural em outubro. Os campos operados pela Petrobras produziram 93,3% do petróleo e gás natural.
A ANP destacou ainda que o campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, produzindo, em média, 629,5 mil barris de petróleo por dia e 27,5 milhões de metros cúbicos diários (m³/d) de gás natural.
Fonte: Valor
PUBLICIDADE