A produção de petróleo no país em fevereiro atingiu 2,676 milhões de barris por dia (bbl/d), segundo informou ontem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume é 14,6% acima de fevereiro do ano passado, embora 0,4% inferior ao de janeiro deste ano.
A produção de gás natural também subiu em relação ao ano passado, e atingiu 106,6 milhões de metros cúbicos por dia em fevereiro. O montante foi 9,2% acima de igual mês em 2016, apesar de 3% inferior à de janeiro deste ano.
PUBLICIDADE
Mas, com os aumentos apurados ante igual mês em 2016, a produção total de petróleo e gás natural no país foi de aproximadamente 3,346 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), 13,4% acima de fevereiro do ano passado. Além disso, mesmo em queda, a produção no pré-sal em fevereiro atingiu quase a metade do total produzido no mês.
Em fevereiro, a produção no pré-sal foi de aproximadamente 1,535 milhão de barris de óleo equivalente por dia, 3,3% inferior a de janeiro. No entanto, este total correspondeu a 46% do total produzido no Brasil. A produção no pré-sal partiu de 74 poços, sendo aproximadamente 1,233 milhão de barris de petróleo por dia; e de 48 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
Já a queima de gás em fevereiro foi de 4 milhões de metros cúbicos por dia, volume 7,6% menor quando comparado com janeiro; e 16% inferior em relação a igual mês em 2016.
O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural em fevereiro, produzindo, em média, 690,7 mil bbl/d de petróleo e 30,1 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural no mês. A FPSO Cidade de Itaguaí, no campo de Lula, foi a Unidade Estacionária de Produção (UEP) com maior produção.
Segundo a ANP, os campos marítimos produziram 95% do petróleo e 82% do gás natural, em fevereiro. A produção ocorreu em 8.476 poços. Os campos operados pela Petrobras produziram 94% do petróleo e gás natural.
Em fevereiro, 289 concessões, operadas por 25 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. As bacias maduras terrestres produziram 139,7 mil boe/d. Desse total, 134,6 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos pela Petrobras e 5 mil boe/d por concessões não operadas pela estatal.
Fonte: Valor