Navalshore 2024

Promar Ceará vence licitação para construir navios gaseiros do Promef

O estaleiro Promar Ceará venceu a licitação para construir oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O estaleiro, que havia oferecido a melhor proposta comercial entre os concorrentes, concluiu as negociações de preço com a Transpetro. O valor global das embarcações será de US$ 536 milhões.

A partir desta encomenda, serão gerados mais de 10 mil empregos no Ceará. Destes, 2.700 serão criados de forma direta (1.200 para a edificação do estaleiro e outros 1.500 na construção dos navios). O Promar Ceará é mais um estaleiro a ser criado no Brasil a partir das encomendas da Transpetro. O projeto, de US$ 130 milhões, já possui financiamento aprovado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.000 m³, dois de 12.000 m³ e dois de 4.000 m³. Conforme estabelecem as regras do programa, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços.

O Promef revitalizou a indústria naval brasileira e já gerou 15 mil empregos diretos no País. Este número chegará a 40 mil. O programa prevê a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Com o resultado da concorrência vencida pelo Promar Ceará, sobe para 41 o número de embarcações já licitadas. Os oito navios restantes do Promef estão em fase final de licitação.

O primeiro dos 49 navios do programa será lançado ao mar no próximo dia 03 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O segundo irá ao mar ainda este semestre, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Considerando o aumento previsto na produção de petróleo e gás a partir da exploração da camada pré-sal, a Transpetro irá desenvolver novas etapas do programa, ampliando as encomendas de navios à indústria naval brasileira, a fim de atender a crescente demanda por transporte marítimo. Nesse sentido, a estatal planeja lançar o Promef III até o final de 2010.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira