Navalshore 2024

Promef III lançado este ano

Programa passará a considerar o aumento de produção de petróleo e gás oriundos do pré-sal e refinarias do Nordeste
Com o Promef, a frota da Transpetro, hoje de 52 navios, vai se modernizar e crescer, chegando a 100 navios em 2014. Esse número deve aumentar com o Promef III, a terceira fase do programa, que será lançada este ano.
O Promef III levará em conta o aumento de produção de petróleo e gás advindo dos campos do pré-sal, e a entrada em funcionamento das quatro novas refinarias no Nordeste (Pernambuco, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte) e do Comperj, o complexo petroquímico em Itaboraí, no Grande Rio.
As duas primeiras fases do Promef foram concebidas antes das novas descobertas dos campos do pré-sal nas bacias de Santos e do Espírito Santo, o que aponta para a criação de novas fases do programa a partir de 2010.
Dos 49 navios do Promef, 33 já foram licitados. Os 16 navios restantes estão em análise das propostas técnicas e financeiras, última fase antes da divulgação do resultado da licitação.
Encomendas
Entre as encomendas já contratadas estão dez navios Suezmax (160.000 Toneladas de Porte Bruto-TPB) e cinco navios Aframax (110.000 TPB), quatro navios aliviadores Suezmax DP (com posicionamento dinâmico), três navios aliviadores Aframax DP (com posicionamento dinâmico), todos do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), mais quatro navios Panamax (73.000 TPB) do estaleiro Ilha SA (Eisa), quatro navios de produtos (48.000 TPB) do estaleiro Mauá, e outros três navios de bunker (combustível marítimo) do Superpesa. As encomendas em processo de licitação são oito navios gaseiros, para transporte de GLP, e oito navios de produtos, para o transporte de derivados de petróleo.
Empregos
O Promef já gerou 15 mil empregos diretos no atual estágio de construção dos navios. Este número chegará a 40 mil. Os empregos indiretos chegarão a 160 mil. No caso do Estaleiro Atlântico Sul, surgido com base nas encomendas do Promef, chama atenção o elevado aproveitamento de mão-de-obra local. Mais de 90% dos trabalhadores na construção do estaleiro e dos navios vêm dos cinco municípios do entorno do Complexo Portuário do Suape.
A demanda total do Promef é de 680 mil toneladas de aço, sendo que desse montante, 440 mil serão destinados para a primeira fase do programa (26 navios) e 240 mil irão atender a segunda (23 navios).
Fique por dentro
O que é Promef?
Criado em 2004, o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) revitalizou a indústria naval brasileira a partir da encomenda de 49 navios petroleiros. Em 2010, estão previsto cinco lançamentos pelo Promef, sendo três Suezmax do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape (PE), e mais dois navios de produtos pelo Estaleiro Mauá (RJ). A necessidade de modernizar e aumentar a sua frota de navios - para atingir a meta de atender a Petrobras em 100%, na cabotagem, e 50%, no longo curso - levou a Transpetro a estruturar um programa capaz de contribuir para a consolidação de uma indústria naval moderna e internacionalmente competitiva. O programa foi desenvolvido com base em três premissas essenciais: construir os navios no Brasil, alcançar um nível mínimo de nacionalização (65% na primeira fase, 70% na segunda), oferecer condições para os estaleiros nacionais conquistarem competitividade em nível global.
CAROL DE CASTRO
REPÓRTER (fonte: Diário do Nordeste)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira