Receba notícias em seu email

MSC

Rebocador elétrico da Damen é indicado ao Prêmio Rebocador do Ano pelo Nautical Institute

"Sparky", o primeiro rebocador de 70 toneladas totalmente elétrico da Damen, foi selecionado para concorrer ao Prêmio Rebocador do Ano. A distinção será concedida na 26th International Tug & Salvage Convention, Exhibition and Awards no dia 29 de setembro em Istambul. O evento é organizado pelo Nautical Institute, uma organização não governamental (ONG) com status consultivo na Organização Marítima Internacional (IMO).

"Sparky" é o primeiro rebocador de sua classe a ser totalmente elétrico e pode realizar duas ou mais tarefas com potência máxima antes de ser recarregado, o que leva duas horas.


PUBLICIDADE



Seu desenvolvimento é o resultado de uma colaboração de seis anos entre a Damen e a POAL, que garantiu que todos os aspectos de seu projeto e engenharia fossem otimizados para eficiência e sustentabilidade. O principal desafio foi como colocar todo o equipamento do E-Drive em um casco com as baterias ocupando muito espaço, especialmente porque o POAL exigia que o rebocador tivesse apenas 24 metros de comprimento para poder ser operado por dois tripulantes. A solução são oito baterias instaladas em duas salas de baterias isoladas e com temperatura controlada, uma em cada lado da embarcação.

Esse arranjo tem o benefício adicional de fornecer redundância máxima e a vida útil do sistema de bateria nesta aplicação deve ser de aproximadamente 30 mil ciclos – o mesmo que a vida útil estimada da embarcação. Este sistema de propulsão pode ser dimensionado para maior ou menor potência e, no futuro, será usado em outros tipos de rebocadores Damen.

O "Sparky" é inovador de outras maneiras. O design RSD avançado, juntamente com o alto grau de automação, o tornam muito eficiente. A qualidade da interface homem-máquina e o sistema centralizado de alarme, monitoramento e controle Praxis, conectado ao sistema de monitoramento remoto Damen Triton, garantem a máxima eficiência e segurança. O "Sparky" também foi projetado para o menor custo total ao longo de sua vida útil. Nas circunstâncias certas, o custo total de um Damen RSD-E Tug 2513 será igual ou inferior ao de um RSD Tug 2513 movido a diesel.

Uma segunda embarcação projetada pela Damen também foi selecionada para o Prêmio Rebocador do Ano. O RSD Tug 2513, "WS Centaurus", construído pela Wilson Sons, é o primeiro de uma série de seis embarcações gêmeas. O novo rebocador é o mais potente do Brasil com mais de 90 toneladas de bollard pull e é o primeiro rebocador a ser certificado IMO Tier III.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira