Receba notícias em seu email

Navalshore

Reunião de Cid e Luizianne é reagendada para dia 5

A nova data do encontro foi marcada, porque ambos participam dia 29, do lançamento do PAC 2
Aguardada com expectativa pelos moradores do Serviluz, por empresários da área naval e de portos, por políticos e demais agentes contra e a favor da instalação do Estaleiro Promar Ceará, na Praia do Titanzinho, a reunião do governador Cid Gomes com a prefeita Luizianne Lins foi adiada do dia 29 próximo, para as 9 horas, do dia 5 de abril, no Paço Municipal.
O que se esperava ser um encontro apenas dos dois chefes dos executivos Estadual e Municipal, na verdade será transformada em uma reunião de trabalho, para tratar de vários programas e obras que vêm sendo tocadas conjuntamente pelo Estado e Município de Fortaleza. O encontro do dia 29 foi adiado porque ambos participarão, em Brasília, do lançamento do PAC 2, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova data já consta na agenda do governador.
Secretariado participa
Na pauta, ainda em aberto, a construção do estaleiro irá nortear as discussões e reunir parte do secretariado Estadual e Municipal, relacionada ao tema; como as secretarias de infraestrutura, do meio ambiente, de planejamento, de desenvolvimento econômico, das cidades e as procuradorias gerais. Além do estaleiro no Titanzinho, informou a assessoria de imprensa da Prefeita, serão debatidos, na oportunidade, as obras estaduais que têm impacto direto na cidade e as municipais, que contam como o apoio financeiro do erário estadual e federal; a exemplo dos projeto Vila do Mar, saneamento e urbanização das margens do Rio Maranguapinho, Metrofor e as novas intervenções urbanas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Quebra-de-braço
Na quebra- de-braço entre o governador e a prefeita, cujas respectivas posições políticas pró e contra já foram definidas, há a perspectiva de um grande debate jurídico e ambiental.
No embate, que seguem divididos, a própria comunidade do Serviluz e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), além de empresários e ambientalistas, a expectativa de que Cid Gomes e Luizianne Lins encontrem soluções e definições para o impasse.
Em aberto ainda estão as discussões sobre a delimitação e serventia da área do Serviluz, sobre a responsabilidade institucional para realização dos estudos de impactos ambientais, - se da Semam ou Ibama - , e até mesmo sobre a possibilidade de os dois projetos - o do Estaleiro e o Aldeia da Praia, da Prefeitura - caminharem juntos, apesar da virtualidade de ambos.
Fórum Urbano
No Rio de Janeiro, onde participa do Fórum Urbano Mundial, a prefeita Luizianne Lins tomou parte ontem, de mesas redondas sobre o crescimento das cidades, urbanismo e experiências de desenvolvimento participativo e sustentável. Como representante da Frente Nacional de Prefeitos, entregou ao 1º ministro do Haiti, Jean Max Bellerize, carta de intenções de 200 cidades para refundação do País caribenho, arrasado por um terremoto.

Fonte: Diário do Nordeste


PUBLICIDADE



 

 

 

 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira