RIO - O estaleiro fluminense Rio Nave vai construir cinco navios encomendados pela Transpetro no âmbito do Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef), por US$ 268,5 milhões. As embarcações - três para transporte de derivados claros e dois para produtos escuros - terão capacidade unitária de 30 mil toneladas de porte bruto.
A expectativa da Transpetro é que os cinco navios sejam entregues entre 2013 e 2014, com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços.
O Promef prevê a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Com o resultado da licitação vencida pelo Rio Nave, sobe para 46 o número de embarcações já licitadas, das quais 33 já foram contratadas.
"Considerando o aumento previsto na produção de petróleo e gás a partir da exploração da camada pré-sal, a Transpetro irá desenvolver novas etapas do programa, ampliando as encomendas de navios à indústria naval brasileira, a fim de atender à crescente demanda por transporte marítimo. Nesse sentido, a estatal planeja lançar o Promef III", destacou a empresa, em nota.
Fonte: Valor Econômico/Rafael Rosas
PUBLICIDADE