Robô - Labsolda desenvolve solução para soldagem

Uma nova tecnologia utilizando um robô em processos de soldagem na indústria de fabricação naval foi desenvolvida pelo Labsolda, órgão de pesquisa do Instituto de Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com financiamento da Finep. O sistema robótico integrado a novas metodologias de soldagem é perfeitamente adaptável às diferentes condições encontradas na indústria de fabricação naval.

Segundo o coordenador do projeto Soldanaval, professor Jair Carlos Dutra, o sistema robótico proposto no projeto visa promover a automatização de boa parte das aplicações de soldagem a arco encontradas na indústria de construção naval, reduzindo o tempo demandado para a execução dos cordões de solda, assim como promovendo a repetitividade dos mesmos com critérios elevados de qualidade.

A novidade tecnológica é uma boa notícia para a indústria naval, que precisa agilizar suas entregas e aumentar a produtividade, principalmente em função das demandas do setor de petróleo e gás.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


De acordo com Dutra, aliada às dificuldades das diferentes estruturas que compõem as embarcações, tem-se também a problemática relacionada à operação manual dos processos de soldagem. Por razões operacionais, a aplicação de eletrodos revestidos, apesar de ultrapassada, ainda corresponde a percentuais elevados quando comparado a utilização das demais modalidades de soldagem, dificultando qualquer tentativa de automatização do processo construtivo nos estaleiros, haja vista o fato de o processo ser praticamente restrito a operações manuais e extremamente dependente da habilidade do operador.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira