A Rolls-Royce assinou contrato no valor de 24 milhões de libras para fornecer um sistema completo de manuseio à embarcação de construção subsea Aker Wayfarer. O acordo é o maior já feito pela Rolls-Royce para um único projeto de embarcação subsea.
Um sistema similar foi instalado pela Rolls-Royce na embarcação de suporte de equipamentos subsea Skandi Santos, operada pela empresa norueguesa AKOFS Offshore, e que está há quase cinco anos sob contrato com a Petrobras. O navio já instalou e resgatou árvores e módulos subsea em águas de mais de dois mil metros de profundidade.
PUBLICIDADE
A Aker Wayfarer foi construída pela Vard Søviknes em 2010 e agora passará por uma etapa de modificação de projeto no estaleiro Kleven's Myklebust Verft, na Noruega. O contrato é com a Ocean Yield ASA, e a embarcação está sob contrato de afretamento a longo prazo para a AKOFS Offshore.
A a embarcação, que tem 157 metros de comprimento e pesa 16 mil toneladas, será modificada pela Myklebust Verft para permitir instalação e resgate de equipamentos subsea em águas profundas, bem como árvores subsea e outros módulos, incluindo estruturas e tubulações.
O sistema automático de manuseio da Rolls-Royce consiste em uma torre de estrutura completa, sistema de derrapagem e de elevação em águas profundas, assim como unidades de força e controles. O sistema de elevação de águas profundas é um Fibre Rope Deployment System, baseado na tecnologia Cable Traction Control Unit (CTCU). A entrega do equipamento está prevista para o primeiro quadrimestre de 2016.
“O contrato é muito importante para a Rolls-Royce, e mostra que a indústria offshore deu mais um passo em aceitar a performance superior das cordas de fibra sintética para operações de elevação em águas profundas e ultra profundas”, afirma Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para a América do Sul.