Além dos motores a gás e sistema de armazenamento GNL, a Rolls-Royce entregará um sistema de propulsão azimuth para cada rebocador, que promete manobras mais ágeis. De acordo com a empresa, essas serão as primeiras embarcações que utilizarão os recém-projetados propulsores azimuth (Rolls-Royce US35), que buscam melhorar o desempenho hidrodinâmico e a integração do casco. O sistema combinado de energia e propulsão deve oferecer redução de aproximadamente 30% nas emissões de CO2, em comparação com as embarcações convencionais, e cumprirá as futuras normas de emissão.
PUBLICIDADE
A Rolls-Royce assinou dois contratos com a brasileira Navegação São Miguel Ltda. para projetar e equipar sete navios. A companhia inglesa irá fornecer à armadora brasileira quatro embarcações de recuperação de óleo e três navios-tanque do tipo bunker. O negócio tem valor estimado em cerca de R$ 63 milhões. A entrega dos equipamentos está prevista para até o final de 2014.
Os navios de recuperação de óleo UT 535 (OSRV) serão equipados para prevenir danos ambientais provenientes de derramamentos e terão a capacidade de transferir o óleo recuperado para depósitos apropriados onshore.