A sociedade de classificação internacional Korean Register (KR) concedeu Aprovação em princípio (AIP) para o projeto de um novo navio pronto para usar amônia como combustível. O Very Large Gas Carrier (VLGC) será capaz de usar amônia como combustível e transportá-la como carga.
Desenvolvido em conjunto pela Samsung Heavy Industries (SHI) e KR, o novo design representa um passo significativo na expansão de uma cadeia de fornecimento internacional para o combustível limpo.
A amônia é uma fonte de energia estável, econômica e limpa, mas pode causar trincas por corrosão sob tensão em aço carbono manganês ou aço níquel. Para minimizar esses riscos, o gerenciamento da tensão de tração e do ambiente corrosivo do aço é essencial. O projeto SHI mantém a tensão de escoamento real do aço do tanque de amônia abaixo dos requisitos da Regra KR e é capaz de manter uma temperatura próxima ao ponto de ebulição.
PUBLICIDADE
Kyu-jin Yeon, chefe do Centro de Aprovação de Planos da KR, disse: “Estamos comprometidos em apoiar o uso responsável da amônia em uma economia de energia sustentável. A amônia é uma importante fonte de energia verde e espera-se que seja responsável por uma proporção significativa da demanda futura de combustível para navios. No entanto, embora a indústria naval tenha uma experiência significativa no transporte de amônia como carga a granel, usá-la como combustível traz novos desafios e os sistemas de combustível devem ser projetados, fabricados, operados e mantidos de forma a garantir a segurança das tripulações dos navios, funcionários e fornecedores de combustível”.
O novo design é o maior para amônia aprovado pela KR. A sociedade de classificação também aprovou recentemente projetos para um navio transportador de amônia de 60.000 m3 alimentado por amônia e outro, também preparado para abastecimento, de 38.000 m3.