A Santos Brasil anunciou o lançamento do programa LCL Carbon Neutral, uma nova iniciativa voltada para a redução da pegada de carbono nas operações de carga fracionada LCL (Less than Container Load). O programa busca compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de serviços de transporte rodoviário, movimentação e armazenagem dessas cargas.
Inicialmente, o programa será implementado nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) Santos e Guarujá, atendendo clientes NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier) e Freight Forwarders. Através do LCL Carbon Neutral, os clientes receberão mensalmente informações sobre as emissões geradas por suas operações, com a Santos Brasil realizando a compensação dessas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono. Um certificado, emitido por uma consultoria independente, atestará as emissões e a forma de neutralização.
PUBLICIDADE
O mapeamento das emissões de GEE de todas as operações da Santos Brasil é realizado de maneira estruturada pela equipe interna da empresa, em conjunto com uma consultoria independente, garantindo a transparência do processo.
Este novo serviço se alinha ao objetivo da Santos Brasil de neutralizar suas emissões de carbono até 2040. Entre as ações já implementadas pela empresa estão a substituição gradual de equipamentos movidos a diesel por elétricos e a compra de certificados I-RECs para compensar as emissões de escopo 2, relacionadas ao consumo de energia. Recentemente, a empresa também colocou em operação oito novos guindastes elétricos no Tecon Santos. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e integra o Novo Mercado da B3.