O secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, veio para Rio Grande, ontem, quinta-feira, 19, acompanhado da secretária adjunta e do diretor técnico da SCIT, Ghissia Hauser e Luciano Andreatta, respectivamente.
Pela manhã, eles estiveram reunidos com o vice-prefeito Adinelson Troca e com o secretário municipal para Assuntos Extraordinários, Gilberto Pinho, que apresentou um vídeo sobre o Município. O encontro teve por objetivo a discussão de projetos para o desenvolvimento da cidade e contou ainda com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Carlos Cousin, e do vice-reitor, Ernesto Casares Pinto.
A visita faz parte do programa de interiorização da secretaria, que tem como proposta a aproximação dessa pasta com as universidades e os polos da região. Na parte da tarde, Prodanov reuniu-se com o reitor João Carlos Cousin. Ele destacou ao reitor o interesse em parcerias com a instituição para promover a ciência e a tecnologia não só na Metade Sul do Estado, mas em toda área de abrangência da Furg, como a região de Santo Antônio da Patrulha, onde a universidade mantém um campus.
No encontro, foi discutido o apoio da secretaria ao projeto do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), desenvolvido pela Furg em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande. Um dos objetivos é promover, dentro do Oceantec, que conta com 35 empresas interessadas e uma área de cinco hectares no Campus Carreiros, o Centro de Competitividade de Petróleo e Gás. “Não descartando nenhum projeto, esta é uma área real, que pode ser trabalhada”, afirmou Prodanov, durante o encontro na Reitoria.
Também hoje, 19, Cleber Prodanov visitou o Estaleiro Rio Grande (ERG1) e conversou com representantes da Quip S/A, que está construindo a P-55 e a P-63 em Rio Grande, e da Engevix, que vai construir oito cascos de plataformas no dique seco. Nesta sexta-feira, pela manhã, a comitiva conhecerá laboratórios e obras na Furg e depois irá ao porto rio-grandino.
A vinda a Rio Grande acontece em um momento de valorização da Metade Sul do Estado, que teve início com a instalação do Polo Naval no Município. Atualmente, o polo passa por expansão com a construção de duas novas plataformas de petróleo, o que reforça o protagonismo do Polo Naval do Rio Grande para todo o Brasil.
“Rio Grande é uma cidade estratégica para o desenvolvimento da Região Sul. As áreas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação são segmentos importantes para tornar esse desenvolvimento permanente e não apenas um ciclo”, reflete o secretário Prodanov.
OceanTec
O Parque Científico e Tecnológico do Mar - projeto parceria entre a SCIT, a Furg, a Prefeitura do Rio Grande e outras entidades - será instalado no Campus Carreiros da universidade, numa área de aproximadamente cinco hectares.
O parque aposta em cinco eixos: construção naval e offshore, obras costeiras e oceânicas, biotecnologia, energia e logística - cada um deles voltado ao desenvolvimento de tecnologias e soluções para o setor.
O projeto foi credenciado através do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PgTec), que busca incentivar a implantação e a consolidação desse tipo de investimento no Rio Grande do Sul.
Centro Avançado
O centro atuará para superar os gargalos científicos, tecnológicos e de recursos humanos, de forma a potencializar o desenvolvimento da indústria naval e oceânica do Rio Grande do Sul, atuando em áreas como Tecnologia da Informação e Automação, e Tecnologia da Soldagem e Processos Químicos, além de identificar outras áreas que necessitem de fomento para seu desenvolvimento e suprimento da indústria naval.
A intenção é certificar os produtos e os processos da cadeia produtiva naval, transferir tecnologia e qualificar o setor em questão.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE