Sem Cid, reunião sobre estaleiro não desfaz impasse

O governador não compareceu ao primeiro encontro entre Governo, Prefeitura e empresários sobre o empreendimento. Consórcio cobra pressa para definição
Assessores de imprensa explicaram aos jornalistas a ausência de Cid (Foto: Edimar Soares)
Embora tivesse tudo para ser decisiva, a primeira reunião entre Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e empresários sobre a construção do estaleiro na praia do Titanzinho acabou se tornando um mero ``tira-dúvidas`` técnico entre as partes envolvidas. Um dos motivos foi que, alegando ``imprevisto pessoal``, o governador Cid Gomes (PSB) não compareceu ao encontro, marcado, há uma semana, para a tarde de ontem, no Paço Municipal.
Não bastasse isso, a política falou mais alto para a prefeita Luizianne Lins (PT): após ter passado cerca de apenas meia hora na reunião, ela saiu às pressas para receber a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff & que desembarcou ontem na Capital para receber o título de cidadã fortalezense.
Sem a presença dos principais personagens da polêmica, a decisão sobre o estaleiro foi novamente adiada, justamente às vésperas do resultado final da licitação que irá definir a empresa que vai construir os oito navios gaseiros da Transpetro (o que está prometido para o dia 15). O primeiro colocado do certame até agora é o consórcio Estaleiro Promar Ceará (EPC), que defende a instalação do equipamento naval no Titanzinho. Uma vez concluída a licitação, os vencedores terão de apresentar a localização exata do empreendimento, para que o contrato seja assinado.
Mesmo sob pressão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Deodato Ramalho, disse que o caso não pode ser resolvido com pressa. ``A empresa tem falado muito sobre esses prazos, mas o mundo não vai se acabar em 2010. Um projeto dessa dimensão deve ser tratado com tranquilidade. O tempo do empresário é diferente do tempo do poder público``, considerou.
O secretário estadual de Infra-estrutura, Adahil Fontenele, disse que o Governo continua trabalhando com a possibilidade do Titanzinho.
O tempo voa
O presidente da empresa PMJR, Paulo Haddad & um dos sócios do EPC & reforçou que o ``reloginho está correndo`` e lembrou que, até agora, nenhuma opção nova, além do que já havia sido cogitado, foi apresentada. ``A empresa aceita qualquer lugar, desde que seja de acordo com as necessidades que ela tem. Nós queremos ficar no Ceará. Agora, o Governo tem a responsabilidade de oferecer a área``, afirmou.
EMAIS
- Mesmo não representando mais o Governo do Estado, um dos maiores entusiastas do estaleiro no Titanzinho e ex-presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Bahlmann, esteve presente na reunião de ontem.
- Ele se desincompatibilizou do cargo para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano.
- Pouco antes de anunciar que não iria à reunião devido um imprevisto pessoal, o governador Cid Gomes postava novidades do Executivo no Twitter.
ENTENDA O CASO
Janeiro
- O governador Cid Gomes confirma o estaleiro para a praia do Titanzinho. Durante as férias da prefeita Luizianne Lins, ele se reúne com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), e com os vereadores mais votados no bairro Serviluz.
Fevereiro
- A prefeita reage à movimentação de Cid e afirma ser contra o projeto.
Março
- A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posiciona a favor do estaleiro e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), contra.

Fonte: O Povo Online/Hébely Rebouças

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira