A construtora naval sul-coreana HD Hyundai Mipo iniciou a construção do primeiro navio movido a amônia do mundo, encomendado pela empresa belga EXMAR. O navio será equipado com um motor de combustível duplo, permitindo a operação com amônia e combustível tradicional. A empresa encomendou seis transportadores de combustível duplo GLP/amônia, sendo os dois primeiros, Champagny e Courchevel, batizados em uma cerimônia realizada em 6 de janeiro de 2025 nas instalações da HD Hyundai Mipo.
A amônia, que não emite carbono durante a combustão, é vista como uma solução promissora para a descarbonização do transporte marítimo, especialmente diante das regulamentações mais rígidas sobre emissões. Esses navios, classificados como transportadores de gás de médio porte (MGCs), terão 190 metros de comprimento, 30,4 metros de largura e capacidade para transportar 46 mil m³ de gás liquefeito, incluindo GLP e amônia.
PUBLICIDADE
Enquanto os dois primeiros navios utilizarão sistemas de combustível duplo, os restantes funcionarão exclusivamente com amônia. Além disso, os navios terão tecnologias sustentáveis, como geradores de eixo para melhorar a eficiência energética e dispositivos de redução catalítica seletiva (SCR) para minimizar emissões nocivas. Recursos avançados de segurança também serão implementados, incluindo sensores de detecção de vazamentos de amônia em tempo real, sistemas de pulverização de água e mitigação de liberação de amônia. Quando concluídos, os navios serão gerenciados pela divisão Exmar LPG France e têm previsão de entrar em serviço no segundo trimestre de 2026.