MSC

Sembcorp informa ações de busca da Lava Jato em seu estaleiro no Brasil

A construtora Sembcorp Marine afirmou nesta quarta-feira (3) que as autoridades vasculharam seu estaleiro no Brasil como parte de uma investigação de suborno, como parte das ações da Lava Jato.

A Sembcorp Marine disse que a busca estava relacionada a investigações contra o ex-consultor Guilherme Esteves de Jesus, acrescentando que Martin Cheah Kok Choon, ex-presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, também estava sendo investigado.

Em comunicado, promotores federais no Brasil disseram que prenderam Esteves de Jesus, observando que havia "fortes indícios" de que ele transferiu US $ 9 milhões para Choon como parte de um amplo esquema no qual a Sembcorp pagou subornos à Petrobras por contratos.

PUBLICIDADE

MCI


A Reuters não foi imediatamente capaz de entrar em contato com Esteves de Jesus ou Choon para comentar. Um advogado listado como advogado de Esteves de Jesus não respondeu a um telefonema da Reuters.

A Sembcorp Marine disse que estava cooperando totalmente com a polícia federal no Brasil e forneceu "materiais dentro do escopo do mandado".

Em arquivos obtidos a partir de dispositivos eletrônicos de Esteves, há referências a dividir lucros com Choon que se originaram de contratos de sonda assinados com a Petrobras, disseram os promotores, acrescentando que Choon "se beneficiava diretamente recebendo propinas".

A investigação surge no momento em que a Sembcorp Marine já está lutando com a queda dos lucros devido a uma desaceleração na indústria marítima e offshore global.

As ações da Sembcorp Marine caíram 8,44% em Cingapura, enquanto as Indústrias Sembcorp caíram 2,8%.

A rival Keppel Offshore & Marine, uma unidade do conglomerado Keppel Corp, concordou no final de 2017 em pagar uma multa de US $ 422 milhões para resolver acusações de subornar autoridades brasileiras.

A Sembcorp Industries, seu maior acionista, concedeu no mês passado à Sembcorp Marine um empréstimo de US $ 2 bilhões. A Sembcorp Marine poderia usar parte desse empréstimo para pagar eventuais multas, disse Joel Ng, analista da KGI Securities.

Fonte: Marine Link



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira