O construtor da plataforma petrolífera relatou um declínio da receita de sobre 28% em 2016. Há sinais de que os problemas de Sembcorp Marine podem ser ampliados. As questões em andamento com seus clientes, como a Sete Brasil, podem continuar a ser um espinho para a empresa.
Na divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2016 da Sembcorp Marine, o executivo-chefe da empresa, Wong Weng Sun, forneceu uma atualização sobre alguns de seus principais clientes.
PUBLICIDADE
A saga do Sete Brasil
A empresa brasileira Sete Brasil, um dos principais clientes da Sembcorp Marine, entrou com pedido de recuperação no início de 2016. Wong forneceu uma atualização em seu discurso de abertura para os ganhos do quarto trimestre de 2016:
"Após o seu pedido de reestruturação judicial em 29 de abril de 2016, a Sete apresentou seu plano de reestruturação ao Tribunal no Brasil em 12 de agosto de 2016. Um plano revisado foi apresentado em 23 de dezembro de 2016. Uma reunião geral de credores está prevista para o final deste mês.
A Sembcorp Marine anunciou, em 22 de abril de 2016, que iniciou processos de arbitragem contra várias subsidiárias da Sete Brasil para preservar os interesses nos contratos da Sete Brasil.
O processo de arbitragem está em andamento.
"Continuamos a colaborar com a Sete Brasil, conforme necessário, para entender melhor seu plano de reestruturação. Também estamos monitorando ativamente a situação e suas implicações, para estar bem preparado para responder estrategicamente, conforme apropriado."
Wong também repetiu que a Sembcorp Marine havia tomado uma provisão de US $ 329 milhões em 2015. A empresa acredita que a provisão ainda é suficiente para o caso da Sete Brasil, com base nas circunstâncias atuais.
Há mais problemas de clientes além do Sete Brasil.
Contágio de óleo
Sembcorp Marine tem outros dois clientes que caíram em apuros na atual queda do preço do petróleo. O primeiro é o contratante da malásia, Perisai Petroleum Teknologi KLSE: 0047.KL), um associado da empresa Cingapura Ezra Holdings Ltd (SGX: 5DN) . Wong deu uma atualização:
"Um de nossos clientes, Perisai, anunciou recentemente sua insolvência e está passando por uma reestruturação financeira. Tomamos medidas para proteger nossos interesses nas duas plataformas que foram concluídas e tecnicamente aceitas por Perisai ".
Os investidores podem querer notar que Ezra está em sopa quente - a empresa está em risco de falência .
O segundo cliente da Sembcorp Marine que está lutando seria o Oro Negro, um provedor de serviços de petróleo mexicano que recentemente deixou de pagar seus pagamentos de títulos. Wong também compartilhou atualizações sobre Oro Negro:
"Continuamos a discutir com Oro Negro sobre os seus três adiamentos de plataforma jack-up. As sondas foram completadas e tecnicamente aceitas pelo Oro Negro."
No final de dezembro de 2016, a Sembcorp Marine tinha uma carteira líquida de US $ 7,8 bilhões. Excluindo os contratos com a Sete Brasil, a carteira de pedidos seria de US $ 4,7 bilhões. Wong disse que a Sembcorp Marine havia tomado uma provisão de US $ 280 milhões em 2015 para atender a possíveis cancelamentos e adiamentos prolongados. As provisões permanecem adequadas, de acordo com Wong.
Resumo incerto
As contas a receber e outras contas a receber da Sembcorp Marine caíram de aproximadamente US $ 590 milhões em 2015 para US $ 492 milhões no final de 2016. As contas a receber sugerem que a Sembcorp Marine tenha feito progressos na coleta de pagamentos de seus clientes em tempo hábil.
Os problemas atuais em torno de três dos clientes da Sembcorp Marine continuam a persistir. Os investidores podem querer manter um olho na linha de recebíveis da empresa.
Fonte: The Motley Fool