Melhorar o atendimento às demandas do Polo Naval e indústrias da região, beneficiando os trabalhadores que buscam qualificação. Com esta proposta, o Senai-RS inaugurou hoje o novo laboratório de soldagem do Centro de Educação Profissional Senai João Simplício, situado em Rio Grande, e um auditório com capacidade para 280 pessoas. O novo laboratório tem 50 cabines para a prática de soldagem, uma sala de esmerilhamento, outra de preparação de corpo de prova e três salas de aula. É um complexo equipado para capacitar profissionais nas áreas de soldagem nos processos eletrodo revestido, MIG/MAG, MAG (arame tubular), TIG, Arco Submerso, entre outros, e na área de fabricação e preparação mecânica dos processos Oxicorte, corte com plasma e esmerilhamento.
Também servirá, futuramente, para qualificação e requalificação de soldadores em conjunto com entidades classificadoras e atendendo às necessidades das empresas; para treinamento visando à formação de inspetores de soldagem, em parceria com os órgãos regulamentados, e transferência de tecnologia na área com palestras, workshops e minicursos. A inauguração do complexo foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller. Conforme ele, as novas instalações do Laboratório de Soldagem e o auditório se inserem na prioridade do Senai no Rio Grande do Sul, que é fortalecer o seu papel de indutor das ações que agreguem educação, tecnologia e inovação.
Heitor Müller assegurou que a Fiergs se manterá sintonizada com a direção dos ventos que apontam para a consolidação da nova economia no Estado. "Como esta nova economia lançou âncoras consistentes em Rio Grande, o Sistema Fiergs, por meio do Senai e do Sesi, pretende fortalecer sua presença no Município", ressaltou. O laboratório, que já está em funcionamento, vai possibilitar a ampliação do atendimento às demandas e qualificar mais a formação de mão-de-obra, segundo o diretor do Centro de Educação Profissional João Simplício, Leandro Pinno. Atualmente, estão em treinamento neste centro 150 trabalhadores através de parceria com a Ecovix/Engevix, empresa que irá construir, em Rio Grande, oito cascos de plataformas para o Pré-sal.
O diretor industrial da Ecovix, Neocélio Marinho, relatou que ao se instalar no Município a primeira providência da empresa foi fazer parceria com o Senai experimentalmente para 64 alunos e destes conseguiu aproveitar 54. São soldadores e montadores "muito bem preparados". Agora, outros 150 estão sendo treinados. São alunos de tubulação, solda e montagem, entre os quais mulheres que atuam em limpeza na Ecovix e deverão passar a trabalhar na soldagem. Nesta parceria, que terá continuidade, conforme Neocélio Marinho, a Ecovix contribui com material de consumo, equipamentos de solda e técnicos que acompanham o processo de ensino e auxiliam no direcionamento do foco da empresa.
Leandro Pinno observou que, de 2005 até agora, o Senai investiu em torno R$ 5 milhões no Centro João Simplício, em máquinas, equipamentos, adequação da estrutura e laboratórios, objetivando atender as indústrias da região e o Polo Naval. Para o novo laboratório, por exemplo, foram adquiridas 10 máquinas de soldagem multiprocesso.
Fonte: Agora/RS / Fábio Dutra
PUBLICIDADE