Ao lançar ao mar o navio de produtos José Alencar, a Transpetro anunciou a construção de outras oito embarcações no mesmo estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro. O novo lote demandará investimentos de R$ 1,4 bilhão, dentro dos R$ 11,2 bilhões previstos para a construção de 49 navios e 20 comboios hidroviários do Promef. Na viagem inaugural, o José Alencar conta com seis tripulantes pernambucanos, entre elas, Thaísa Sales da Silva Souza, 1ª Oficial de Náutica.
O navio José Alencar é a sexta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação em um prazo de dois anos e finaliza o primeiro lote de encomendas pela Transpetro a estaleiros brasileiros dentro do Promef. Até agora, foram entregues sete navios, e outros 12 se encontram em construção. Em 2014, o Promef deverá bater um novo recorde: serão 7 navios a entrar em operação.
Também este ano, a Transpetro receberá os três primeiros comboios. O Promef também viabilizou a construção de três novos estaleiros: Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, em Pernambuco; e Rio Tietê (ERT), em São Paulo.
Além do José Alencar, o primeiro lote do Promef inclui outros três navios de produtos, já em operação: Celso Furtado (novembro/2011), Sérgio Buarque de Holanda (julho/2012) e Rômulo Almeida (janeiro/2013). Além desses, o Atlântico Sul entregou à Transpetro os suezmax João Cândido (maio/2012) e Zumbi dos Palmares (maio/2013), e o petroleiro Dragão do Mar (dezembro/2013), este com início das operações previsto para o primeiro trimestre deste ano.
Fonte: Folha de Pernambuco/Com informações da assessoria
PUBLICIDADE