Receba notícias em seu email

MSC

Sindinaval/RG passa a representar categoria dos trabalhadores do polo naval

Os trabalhadores do polo naval - que até o último dia 17 de outubro eram representados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (Stimmmerg) - agora passam a ser representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Reparação e Manutenção Naval de Rio Grande e São José do Norte (Sindinaval/Rio Grande). O deferimento do Registro Sindical do Sindinaval/Rio Grande foi publicado no Diário Oficial da União.

Desde 2007, trabalhadores, que na ocasião faziam parte das empresas Jostape, Bruanc, CSE, Andrita e Quip e atuavam nas obras de construção de módulos da plataforma P-53, pleiteavam a busca pelo registro da associação. Entretanto, o pedido foi impugnado na época e agora foi deferido. De acordo com o presidente do Sindinaval/Rio Grande, Jair Kepps, o sindicato foi fundado em 8 de outubro de 2007, porém, por questões políticas, o pedido foi impugnado. Ele explica que o Sindinaval/Rio Grande é ligado à Força Sindical, que é divergente da CUT.


PUBLICIDADE



“Ficou nove anos interditado. Agora mudou o governo e liberaram todos os registros que estavam engavetados. Não queremos polêmicas, mas o pedido foi feito em 2007, quando o Stimmmerg ainda não representava a categoria. Antes de 2010, o Sindicato dos Metalúrgicos nunca foi um sindicato representativo da categoria, dito por eles mesmos. Não temos nada contra eles, ao contrário, agradecemos pelos trabalho que eles vêm desempenhando. Na época que fizemos o pedido, inclusive, era outra diretoria do Stimmmerg”, explica.

Kepps lembra que, na época, o Stimmmerg era somente uma associação metalúrgica, e, por isso, os trabalhadores decidiram fundar um sindicato específico da categoria. Ele salienta que, em 2014, foi feita alteração no regimento do estatuto do Stimmmerg e a partir daí, então, o sindicato passou a representar a categoria. “Vamos receber a carta sindical na próxima semana. Como passaram muitos anos, ocorreram mudanças na nossa diretoria, mas já foi feita a eleição dos membros da direção”, destaca.

Por fim, ele informa que a intenção do Sindinaval/Rio Grande é seguir na busca por melhorias para a categoria. “Nós não vamos mexer no acordo coletivo atual e, sim, vamos buscar conquistar mais benefícios para 2017”, concluiu o presidente e funcionário do Estaleiro Ecovix.

O QUE DIZ O STIMMMERG

Segundo informações do presidente do Stimmmerg, Benito Gonçalves, o sindicato vai buscar a reversão da decisão. “Com certeza, já estamos tomando as providências cabíveis. Judicialmente eles não conseguiram o registro. Agora, trocaram o secretário e com manobra política eles conseguiram”, comenta.

Gonçalves reforça que o Stimmmerg vai pedir que a decisão seja revista. "A forma como foi criado esse sindicato é irregular. Isso é uma manobra de patrão para tomar do trabalhador. Se querem que seja fundado um novo sindicato, tudo bem. Que abram eleição e que os trabalhadores que estão no polo naval possam participar", finaliza.

Fonte: Jornal Agora (RS)/ALINE RODRIGUES






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira