Na primeira quinzena de abril, o grupo DOF Brasil recebeu do estaleiro Vard Niterói o AHTS Skandi Urca (Casco PRO-30). A embarcação tem contrato de oito anos com a Petrobras. O Skandi Urca é o primeiro manuseador de âncoras no mundo a ser equipado com sistema de tensionador de cabos no convés, uma tecnologia inédita, além de ser a primeira embarcação com modelo STX AH-11.
Com potência de 18.000 BHP e 260 toneladas de capacidade de tração, este AHTS comporta 30 pessoas a bordo e conta com guinchos maiores e guindastes móveis com manipuladores. Seu sistema permite que o tensionamento dos cabos de poliéster seja feito por apenas um barco, dispensando a necessidade de outra embarcação.
PUBLICIDADE
Trata-se da nona embarcação do tipo AHTS do grupo DOF construída no país. Hoje, o armador opera 25 embarcações de apoio marítimo ao longo da costa brasileira, das quais 13 foram construídas em território nacional.
O Skandi Urca faz parte do grupo de três newbuilds manuseadores de âncora encomendados pela DOF, construídos com altos percentuais de conteúdo local. As outras duas embarcações do grupo — Skandi Angra e Skandi Paraty — têm expectativa de entrega para 2014.