São Paulo conta hoje com 27% dos fornecedores da Petrobras no País, revelou hoje a coordenadora na área de Finanças da Petrobras, Fabiola Rosadas dos Santos, durante seminário “O pré-sal: mobilização da cadeia de fornecedores”, realizado no auditório do Mendes Convention Center, em Santos (SP). Não é à toa que das 172 operações de financiamento contratadas até o momento em todo o País pelo Programa Progredir (www.progredir.petronect.com.br), 49 foram realizadas por empresas sediadas em São Paulo. O volume de financiamentos já alcança R$ 789 milhões no Brasil, R$ 139 milhões destes obtidos por empresas paulistas.
"A Petrobras está atenta e preocupada em incentivar a indústria nacional para termos o retorno de conteúdo local em todos os contratos, por isso a Companhia teve esta iniciativa inovadora e pioneira de financiar a cadeia de fornecedores por meio do Programa Progredir”, ressaltou Fabiola. A iniciativa, desenvolvida pela Petrobras em parceria com os seis maiores bancos de varejo do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander) e com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), tem como objetivo viabilizar, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito a custo reduzido para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da Companhia. A redução de custo no crédito é, em média, de 20%, chegando a 40% em alguns casos. “A Petrobras quer viabilizar o crédito até o quarto nível da cadeia de fornecedores da Companhia, minimizando os riscos e criando um ambiente em que os bancos e os fornecedores consigam ter agilidade e taxas mais competitivas do que são praticadas fora do programa”, detalhou a executiva.
Lançado oficialmente em junho, o Programa Progredir faz parte das ações estratégicas previstas pelo Plano de Negócios 2011-2015 para o fortalecimento e ampliação da cadeia produtiva. Toda operação é realizada pela internet, no portal do programa, de forma rápida e segura. A oferta de crédito não envolve recursos da Petrobras. O programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe dessa cadeia está apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do programa. Para melhorar as condições financeiras e de risco, a Petrobras é o elemento âncora do Programa Progredir e transfere aos participantes sua percepção de crédito junto ao mercado. Mais detalhes sobre o Progredir e o passo a passo para as empresas participarem podem ser acessados no site www.progredir.petronect.com.br.
O Seminário Desafio Pensando no Futuro: Pré-sal é realizado pelo jornal Diário de S. Paulo com o apoio da FIESP, CIESP e patrocínio da Petrobras. O evento ainda será realizado em São José dos Campos (28/11) e Campinas (13/12).
Fonte: AGENCIA PETROBRAS
PUBLICIDADE