A Starnav realizou na última quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, o batismo do primeiro de uma série de oito rebocadores azimutais de 80 toneladas de tração estática (bollard pull). As embarcações, da classe escort tug, estão sendo construídas no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC) e somam investimentos da ordem de US$ 80 milhões, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante, através do BNDES. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o fim do primeiro semestre de 2020.
O diretor-geral da Starnav, Carlos Eduardo Pereira, disse que os projetos são a prova da confiança no crescimento e nas oportunidades do país, além de reforçar a presença da companhia na operação de rebocadores. "No momento pelo qual o país todo possui expectativas importantes de crescimento da economia e todas as áreas industriais, o batismo do Starnav Canis é uma amostra do quanto a empresa acredita nestas expectativas e confia que o Brasil retomará seu crescimento e sua posição de destaque mundial", reforçou Pereira.
PUBLICIDADE
Atualmente, 100% da frota da Starnav possui propulsão azimutal e alta capacidade de bollard pull, o que confere maior manobrabilidade às embacarções. As novas embarcações de 80t destacam-se pelo grau elevado de automação (ABCU – Automatic Bridge Centralized Control Unmanned), sistema de combate a incêndio externo classificado FIFI 1, guinchos de proa e popa com tecnologia render-recovery, sistema de radio comunicação GMDSS A3. O Starnav Canis contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), tendo o BNDES como agente repassador do crédito. A madrinha da embarcação é Lidiane dos Anjos, coordenadora de tripulações da Starnav.
Ficha técnica:
Comprimento: 32 metros
Boca: 11,6m
Pontal: 5,43m
Calado: 4,10m
Velocidade: 12,5 nós
Principais Equipamentos: propulsores azimutais (Schottel); Guinchos (Ibercisa); motores (CAT).
Classificadora: ABS