A Câmara Municipal do Rio Grande sedia nesta sexta-feira, a partir das 14h, audiência pública da Subcomissão do Polo Naval da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A reunião foi proposta pelo deputado Alexandre Lindenmeyer, relator da Subcomissão.
O evento terá a participação, como palestrantes, de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Badesul.
Tendo como tema “Crescimento Econômico e Sustentabilidade: Os desafios do Polo Naval Gaúcho”, a audiência vai debater a indústria naval na cidade do Rio Grande e região. No encontro, haverá apresentação do contexto atual dos programas PGPIN e Prominp e do Plano Diretor de Investimentos, ações que visam à potencialização da indústria naval e o consequente crescimento sustentável da região, por meio do fortalecimento da indústria gaúcha, a geração de emprego e renda, o avanço tecnológico, o fortalecimento empresarial, a qualidade de vida e o bem-estar social.
O primeiro painel abordará "Os desafios da indústria naval no Estado” e terá como palestrantes os professores Ernesto Luiz Casares Pinto, vice-reitor Furg, e Marcelo Domingues, também da Furg, mais o engenheiro Luiz Antônio Antoniazzi, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).
"Políticas para o desenvolvimento da indústria naval no RS” será o tema do painel que terá palestras de Oscar Azevedo, diretor e coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Off Shore da Fiergs, de Marco Franceschi, diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), representando a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.
O terceiro painel será sobre "Linhas de Fomento para investimentos e consolidação da cadeia produtiva do Polo Naval Gaúcho”. Neste, serão palestrantes Antônio Carlos Cardoso dos Santos, assessor da Diretoria de Operações do Badesul, Carlos José Ponzoni, da Gerência de Planejamento do BRDE ou Luciano Feltrin, superintendente da Agência do RS do BRDE.
Participam da audiência ainda o presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Adilson Troca (PSDB), o prefeito municipal, Fábio Branco (PMDB), o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes (representando a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado), o engenheiro responsável pela implementação de empreendimentos para a P55 e Promimp da Petrobras, Gustavo Martinatto, deputados e demais lideranças regionais.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell/Assessoria
PUBLICIDADE