SÃO PAULO - Nos próximos 20 ou 30 anos, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem concentrar 95% ou mais da produção total de petróleo e gás no país. A estimativa foi feita pelo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que participou nesta quarta-feira de um evento promovido em São Paulo.
"Precisamos replanejar as cidades, principalmente as litorâneas, para que a ocupação seja feita de forma ordenada", disse o governador. Ao comentar a importância do setor petrolífero para o Brasil, Hartung defendeu uma maior integração com a mineração por meio da logística.
"É possível termos um sistema que atenda os dois setores conjuntamente", afirmou. "Se tivermos uma rede de logística mais ampliada e eficaz, poderemos aproveitar melhor nosso potencial no comércio exterior", complementou.
Segundo o governador do Espírito Santo, o Estado já está fazendo uma experiência neste sentido, criando juntamente com o setor produtivo um plano de desenvolvimento até 2025, que utiliza recursos dos royalties do petróleo.
Fonte: Valor Online/Francine De Lorenzo
PUBLICIDADE