Embarcações de apoio portuário terão 23 metros e 75 toneladas de bollard pull
O Banco do Nordeste (BNB) e a Sulnorte Serviços Marítimos assinaram, na última terça-feira (22), um contrato de financiamento para a construção de duas novas embarcações. De acordo com a empresa de apoio portuário, o crédito abrange a construção de dois rebocadores de 23 metros e 75 toneladas de bollard pull (BP). O BNB, um dos agentes financeiros do Fundo da Marinha Mercante (FMM), atua há 70 anos como o principal fomentador de grandes projetos na região Nordeste.
“Decidimos que esses dois rebocadores serão de 23 metros, mas com capacidade de tração estática maior, de 75 toneladas de BP”, comentou o diretor-executivo da Sulnorte, Luiz Felipe Gouvea. Além dele, participaram da assinatura pela Sulnorte: Adolfo Acioli (sócio proprietário), Nilson Cavalcanti (diretor financeiro) e Atílio Gonçalves (assessor da diretoria). Pelo BNB, o superintendente do banco, Cesar Santana, o gerente da agência, Marcos Andrade, e o gerente de relacionamento, Danilo Prata. O encontro para assinatura (foto) foi realizado na sede do BNB em Sergipe.
A Sulnorte emprega 20 rebocadores próprios e 6 afretados. Dessas 26 embarcações, 19 são de propulsão azimutal, com tração estática variando entre 40 e 70 toneladas. As outras 7 unidades são rebocadores de 2 eixos com controle independente de lemes. No médio prazo, a Sulnorte enxerga uma demanda de 10 embarcações, parte delas para renovação, parte para expansão. Em junho, o Estaleiro Rio Maguari (PA) iniciou a construção de um novo rebocador da Sulnorte, que terá 60 toneladas de BP. A embarcação, com projeto da canadense Robert Allan Ltd., tem previsão de entrega em fevereiro de 2024.
PUBLICIDADE