Ecobrasil

Técnicos do IMA sobrevoam área de instalação de estaleiro

Audiência pública será realizada no próximo dia 23 em Coruripe, para se debater resultado de estudo de impacto ambiental
Deputados concentram críticas à construção de estaleiro
'Parecer sobra licenciamento ambiental para obra de estaleiro se diz técnico, mas é jurídico', comenta Alberto Fonseca, considerando-o 'prematuro'
A equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) realizou um sobrevoou na área de instalação do estaleiro Eisa Alagoas, neste sábado (17), no Pontal do Coruripe. A expedição teve como objetivo analisar a supressão de vegetação em área de mangue, já que a obra vai atingir 100 hectares, onde, durante o sobrevou, foi observada a influência em pequenas lagoas que circundam a foz do Rio Coruripe. Os técnicos fizeram mais fotos para complementar o material, na visita que durou 20 minutos. O grupo de avaliação foi coordenado pelo biólogo Carlos Soares.
Elaborados por um grupo multidisciplinar de 15 profissionais, os estudos estão em andamento desde o dia 19 de fevereiro, a previsão para conclusão é o dia 26 de abril. Atuam no projeto geólogos, geógrafos e biólogos, além de um economista e um sociólogo, sob a coordenação do professor de geologia da Ufal, Carlos dos Anjos. Após o término dos estudos, será solicitado o licenciamento ambiental ao órgão.
Audiência Pública
Já no próximo dia 23, a população vai poder conhecer o projeto de construção do estaleiro Eisa e os resultados referentes ao Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto ao Meio ambiente (EIA/RIMA). A audiência ocorrerá em Coruripe, a partir das 14 horas, no Clube do Povo.
clique para ampliar
Meninos observam aeronave
A audiência foi marcada depois de a Procuradoria Geral do Estado (PGE) responder aos termos da Recomendação do Ministério Público Federal (MPF). No seu posicionamento, a PGE fixou a competência estadual, ou seja, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para licenciar a obra. Outra determinação foi a de que o IMA continue com os procedimentos referentes ao citado licenciamento ambiental.
“A expectativa é de que toda a comunidade participe. Estudantes, pescadores, empresários, toda a sociedade civil organizada e as lideranças políticas também estão convidadas, para que todos possam apresentar sugestões e conhecer o projeto do empreendimento”, disse o presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Fonte:  Gazetaweb, com assessoria




PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira