A empresa de tecnologia islandesa Hefring Marine anunciou, na última segunda-feira (20), ter iniciado parceria com a Federação de Pescadores da Irlanda do Norte (NIFF), formada no início de 2025, para testar soluções inovadoras que apoiem a frota pesqueira no combate ao aumento dos custos de combustível, na melhoria da segurança e na redução de emissões.
Com o apoio do Fundo para o Meio Ambiente Marinho e Pescas do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Rurais da Irlanda do Norte, a iniciativa contará com a participação de membros da Organização de Produtores de Peixes da Irlanda do Norte (NIFPO) e da Organização Anglo-Irlandesa de Produtores de Peixes (ANIFPO) para testar, pela primeira vez, a tecnologia Imas da Hefring Marine em barcos de pesca comercial.
PUBLICIDADE
O objetivo é fornecer aos operadores das embarcações informações em tempo real sobre o uso de combustível e o desempenho delas, permitindo que otimizem as operações, reduzam custos e melhorem a segurança a bordo. Adam Holland, diretor de sustentabilidade da indústria pesqueira da Irlanda do Norte, lembrou que o combustível é um dos custos mais significativos para esse tipo de embarcação.
“Ao trabalhar com a Hefring Marine, pretendemos fornecer aos marítimos ferramentas para monitorar e gerenciar seu consumo de forma mais eficaz, contribuindo para a lucratividade e, ao mesmo tempo, apoiando a frota no alinhamento com as metas de redução de emissões do Reino Unido”, afirmou Holland.
O aumento dos custos de combustível e de operação, impulsionado pela inflação e pelas pressões do mercado global de energia, tem colocado pressão cada vez maior sobre a indústria pesqueira da Irlanda do Norte. Tradicionalmente, a maioria das embarcações não possui ferramentas para medir o consumo de combustível com precisão, dependendo de cálculos de tanques de petróleo bruto. O sistema da Hefring Marine permitirá que os operadores monitorem e entendam o uso de combustível em tempo real, abrindo caminho para mais eficiência, redução da dependência do diesel e maior longevidade do motor.
O programa piloto também testará como a tecnologia pode aumentar a segurança da tripulação, oferecendo orientação baseada em dados sobre o manuseio da embarcação em condições marítimas desafiadoras. “A pesca é um dos ambientes operacionais mais difíceis no mar”, disse Karl Birgir Björnsson, CEO da Hefring Marine. Ele revelou entusiasmo em colaborar com o NIFF para adaptar ao setor a tecnologia da Hefring. “Nosso objetivo é capacitar os pescadores com ferramentas que tornem seu trabalho mais seguro, sustentável e eficiente”, acrescentou.
Como parte da implementação, os pescadores passarão por treinamento para garantir que possam acessar, compreender e aplicar facilmente os dados fornecidos pelo sistema. O projeto fornecerá também uma base de dados para explorar a futura adoção de tecnologias alternativas e práticas de pesca sustentáveis. Se bem-sucedido, o projeto piloto formará a base para uma estratégia de longo prazo para modernizar as operações de embarcações em toda a frota da Irlanda do Norte.