Trabalhadores da Petrobras e subsidiárias aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, após acatarem decisão da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatos filiados. Os petroleiros querem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior reserva estimada de petróleo dos últimos anos, que será leiloada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na segunda-feira.
Os petroleiros também pedem a retirada de tramitação do Projeto de Lei 4330, que prevê a regulamentação do trabalho terceirizado. Segundo a FUP, a greve na estatal começa a partir da zero hora desta quinta-feira nas refinarias, terminais de distribuição, plataformas de petróleo, campos terrestres de produção, usinas de biodiesel, termelétricas e unidades administrativas da Petrobras, Transpetro e demais subsidiárias. Apenas na refinaria Lubnor, no Ceará, os trabalhadores ainda farão assembleia nesta quinta-feira para avaliar adesão à greve.
A greve dos petroleiros contará com a participação dos trabalhadores terceirizados que atuam nas unidades da Petrobras e subsidiárias. Uma das reivindicações da FUP é a criação de um fundo garantidor para proteger os trabalhadores de eventual falta de pagamento por parte das prestadoras de serviço.
Fonte:Brasil Econômico
PUBLICIDADE