A Transocean Ltd. e a Ocean Rig UDW Inc. firmaram um acordo de fusão definitivo pelo qual a Transocean adquirirá a Ocean Rig em uma transação em dinheiro e ações avaliada em cerca de US$ 2,7 bilhões, inclusive a dívida líquida da empresa.
A contraprestação da transação é composta de 1,6128 ações recém-emitidas pela Transocean mais US $ 12,75 em dinheiro para cada ação ordinária da Ocean Rig, num valor total de US $ 32,28 por ação da companhia, com base no preço de fechamento em 31 de agosto de 2018. representa um prêmio de 20,4% para o preço médio ponderado de 10% das ações da Ocean Rig.
PUBLICIDADE
A transação foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração de cada empresa. Deve ser concluída durante o primeiro trimestre de 2019 e está sujeita à aprovação dos acionistas da Transocean e da Ocean Rig e as aprovações regulamentares aplicáveis.
Após a conclusão da fusão, os acionistas da Transocean e da Ocean Rig terão cerca de 79% e 21%, respectivamente, da empresa combinada.
A frota da Ocean Rig é composta por nove navios-sonda de águas ultraprofundas de alta especificação e dois semissubmersíveis. Além disso, sua frota inclui dois navios-sonda para águas ultraprofundas de alta especificação, atualmente em construção na Samsung Heavy Industries. Estas duas novas construções deverão ser entregues no terceiro trimestre de 2019 e no terceiro trimestre de 2020, respectivamente.
Jeremy Thigpen , presidente e diretor executivo da Transocean, disse: “A proposta de aquisição da Ocean Rig nos oferece uma oportunidade única de continuar aprimorando nossa frota de flutuadores de águas ultraprofundas e agressivas, sem comprometer nossa liquidez ou a flexibilidade geral do balanço patrimonial.