Navalshore 2024

Transpetro anuncia fim da licitação

Mesmo que o Promar Ceará saia vencedor do certame, ainda precisa conseguir área no Ceará para instalar o estaleiro
A empresa vencedora da licitação, o valor, bem como as condições para construção de oito navios gaseiros serão anunciadas hoje ou, no mais tardar, amanhã, pela Transpetro. Da disputa, que já leva mais de três meses, participam os estaleiros Mauá e Eisa S/A, no Rio de Janeiro e o virtual, Promar Ceará, que busca de todas as formas uma área de mar abrigada em Fortaleza, para construir o empreendimento, orçado em R$ 250 milhões.
Ao concluir o processo de licitação, a Transpetro dispara o cronômetro regressivo para que o estaleiro vencedor apresente o documento de posse do local exato e a licença ambiental prévia, à construção do empreendimento, condições essenciais para a assinatura do contrato entre as partes. Conforme antecipou com exclusividade o Diário do Nordeste, na edição de ontem, o vencedor do processo licitatório terá prazo até junho próximo para apresentar tais exigências.
Apesar do anúncio do estaleiro vencedor, a polêmica em torno da construção do empreendimento, seja, no Titanzinho, na área da Indústria Naval do Ceará (Inace) ou no Pirambu, continua. A definição do local passa por um entendimento político sobre o tema, entre o governador Cid Gomes e a Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o que poderá até nem ser mais necessário, se o estaleiro Promar Ceará não ganhar a licitação.
Inace
Ontem, a reportagem voltou a procurar a Inace e falou com a empresária Elisa Gradvohl, esposa do engenheiro naval, Gil Bezerra. Ela confirmou que para fazer os navios gaseiros seriam necessárias fazer adaptações na Inace, mas não descartou a possibilidade.
"Precisamos fazer um dique flutuante", destacou a empresária. Quanto a declaração de Luizianne Lins, de que a Prefeitura estaria disposta a apoiar uma parceria da PJMR, empresa sócia do Promar Ceará, com a Inace, ela falou que ainda, não recebeu consulta oficial alguma sobre isso. "Não pensamos nesse assunto, mas a Inace está aqui para trabalhar, se quiserem nos contratar", ressaltou.

Fonte: Diário do Nordeste(CE)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira