Rio de Janeiro - A Transpetro, subsidiária da Petrobras para o setor de transporte de derivados, vai lançar ao mar nesta semana o primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros (Promef).
O lançamento será no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em Pernambuco, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A embarcação, do tipo Suezmax, tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo.
PUBLICIDADE
Este é o primeiro navio petroleiro construído no Brasil que será entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos. Nesse período caiu a produção da indústria naval brasileira, depois de ser a segunda maior fabricante mundial nos anos 70.
A partir do Promef, um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção, como o Atlântico Sul, surgiram. Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo na produção de navios petroleiros.
“O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Atravessamos uma verdadeira epopeia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef, que entra agora em uma nova etapa, inclusive porque já estamos trabalhando para lançar a terceira fase”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
O Promef já gerou 15 mil empregos diretos. Esse número chegará a 40 mil, uma vez que nas duas primeiras fases o programa prevê a construção de 49 navios no país. Em razão das demandas previstas com a distribuição de petróleo e derivados por conta das descobertas do pré-sal, a Petrobras planeja o lançamento da terceira fase do Promef.
Fonte: Correio Braziliense/ Agência Brasil