A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou nesta quinta-feira (12) que em 2025 foram transportadas 12,1 milhões de toneladas de mercadorias pela Hidrovia do Madeira, que liga Porto Velho, em Rondônia, à Foz do Rio Madeira, no Rio Amazonas, e é conexão com os portos do Arco Norte. O resultado, segundo a entidade, representou crescimento de 20,4% em relação a 2024.
De acordo com a Agência, além de escoar a produção agrícola do Centro-Oeste até os portos do Norte, a Hidrovia do Madeira é usada para o envio de combustíveis e outros produtos essenciais a cidades ribeirinhas. Em 2025, a soja liderou o volume transportado, com sete milhões de toneladas, seguida por milho, com três milhões de toneladas, e petróleo, com um milhão.
PUBLICIDADE
A Antaq ressaltou que, apesar de terem sido registrados períodos de estiagem durante o ano, o fornecimento regular de mercadorias na Região Norte foi mantido. Isso garantiu o transporte de combustíveis, alimentos e grãos, deixando ativa a cadeia produtiva que movimenta comércio, agricultura e serviços.


















