Receba notícias em seu email

MSC

Vale recebe novo rebocador e indústria naval sergipana comemora bom momento

O rebocador possui 45 toneladas de tração estática e será utilizado nas atividades da empresa mineradora na região Norte.
A indústria naval sergipana demonstrou nesta quinta-feira, 13, mais uma prova do seu potencial. Isso porque foi entregue pelo Grupo H. Dantas o primeiro dos quatro rebocadores portuários encomendados pela Vale. A solenidade foi realizada no Estaleiro Santa Cruz, na Barra dos Coqueiros, e contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana.
O rebocador, que recebeu o nome de Salobo (em referência a uma mina de cobre localizada no Pará), possui 45 toneladas de tração estática e será utilizado nas atividades da empresa mineradora na região Norte. O início de suas operações está previsto para o mês de julho.
A segunda unidade deverá ser entregue no mês de agosto, enquanto as outras duas ficarão prontas até o final do ano. A construção dos rebocadores foi financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo de Marinha Mercante, enquanto o Estaleiro é beneficiado pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O Estaleiro é beneficiado pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Questionei o secretário sobre essa informação, mas só recebi a resposta agora.
Tradição
Segundo o gerente geral de Engenharia de Navegação da Vale, Nelson Coelho Alves, ao decidir investir na construção dos rebocadores a empresa buscou informações sobre o mercado naval em diversos estados , mas optou pela tradição da indústria sergipana. “Há dois anos percebemos que era necessária a construção de 15 novas unidades iguais a essa. Pesquisamos algumas opções e analisamos que a melhor solução seria realizar parte desse investimento em Sergipe, que já possui uma indústria sólida e capaz de atender às nossas exigências”.
Já o diretor técnico do Grupo H Dantas, José Ricardo Almeida, destacou os benefícios trazidos pelo fortalecimento da indústria sergipana. “Ficamos felizes por contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Fazemos parte de um setor sólido, que a cada dia é responsável pela geração de novos empregos. Mais de 70% da nossa mão de obra tem origem na Barra dos Coqueiros, o que significa a oferta de novas possibilidades para essas pessoas. A prova do nosso compromisso é a entrega do primeiro rebocador com seis semanas de antecedência em relação ao prazo estabelecido”.
De acordo com o secretário Jorge Santana, o fortalecimento das indústrias é fundamental para garantir a geração de emprego e renda no estado, e o Governo não medirá esforços para estabelecer políticas que contribuam para alcançar esses objetivos. “Hoje buscamos atrair novos empreendimentos e garantir a expansão daqueles que aqui já estão instalados. Estive na H Dantas há pouco mais de dois anos e percebo o quanto a empresa evoluiu. Queremos continuar sendo parceiros desse setor e faremos o que for possível para ajudá-los a continuar crescendo”.

Fonte: Fax Aju


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira