A Vale realizou seu primeiro teste com energia eólica no Sohar Max, considerado o maior navio mineraleiro do mundo, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas. Atracado no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), o Valemax recebeu cinco velas rotativas de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, desenvolvidas pela Anemoi Marine Technologies. A tecnologia utiliza o efeito Magnus para transformar a força do vento em propulsão, reduzindo o consumo de combustível e emissões de CO2. A expectativa é de ganhos de eficiência de 6% e corte anual de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por embarcação.
O teste é o maior projeto global de energia eólica em navios e integra o programa Ecoshipping da Vale, que visa à descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro. Desde 2021, a empresa também testa velas rotativas em outros navios, como o Guaibamax Sea Zhoushan, e apoia cinco iniciativas semelhantes. Outros dois projetos serão lançados até 2025.
PUBLICIDADE
Além das velas, a Vale implementa tecnologias como tintas de silicone, inversores de frequência e dispositivos hidrodinâmicos para aumentar a eficiência energética. Segundo o diretor de navegação da Vale, Rodrigo Bermelho, as iniciativas reforçam o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade, alinhadas às metas da Organização Marítima Internacional (IMO) de redução de emissões no setor naval.