Receba notícias em seu email

MSC

Vale testa energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo

A Vale realizou seu primeiro teste com energia eólica no Sohar Max, considerado o maior navio mineraleiro do mundo, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas. Atracado no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), o Valemax recebeu cinco velas rotativas de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, desenvolvidas pela Anemoi Marine Technologies. A tecnologia utiliza o efeito Magnus para transformar a força do vento em propulsão, reduzindo o consumo de combustível e emissões de CO2. A expectativa é de ganhos de eficiência de 6% e corte anual de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por embarcação.

O teste é o maior projeto global de energia eólica em navios e integra o programa Ecoshipping da Vale, que visa à descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro. Desde 2021, a empresa também testa velas rotativas em outros navios, como o Guaibamax Sea Zhoushan, e apoia cinco iniciativas semelhantes. Outros dois projetos serão lançados até 2025.


PUBLICIDADE



Além das velas, a Vale implementa tecnologias como tintas de silicone, inversores de frequência e dispositivos hidrodinâmicos para aumentar a eficiência energética. Segundo o diretor de navegação da Vale, Rodrigo Bermelho, as iniciativas reforçam o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade, alinhadas às metas da Organização Marítima Internacional (IMO) de redução de emissões no setor naval.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira