Receba notícias em seu email

Vendas líquidas da Wartsila chegam 1,46 bilhão de euros no quarto trimestre de 2010

A Wartsila, empresa global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, registrou no quarto trimestre de 2010 vendas líquidas no total de 1,46 bilhão de euros e o fluxo de caixa das atividades operacionais chegou a 171 milhões de euros. A multinacional finlandesa experimenta bom crescimento em território brasileiro, onde os contratos em usinas crescem e alavancam serviços em Operação e Manutenção.

Outro destaque no período foi a área de Ship Power, que recebeu 75% mais encomendas que o ano de 2009, uma recuperação muito mais rápida e significativa do que o previsto. "O ano de 2010 foi de reestruturação e recuperação. A empresa demonstrou sólido desempenho em todas as áreas. Os pedidos de novas embarcações começaram antes do previsto e mais que dobraram se comparados ao ano anterior", declara Ole Johansson, presidente e CEO da multinacional.

As atividades nas áreas de Power Plants e Services também tiveram ótimo desempenho e a demanda permaneceu alta durante todo o ano. Consequentemente, o volume de encomendas cresceu 22%, atingindo quatro bilhões de euros. As vendas líquidas ficaram no patamar esperado somando 4,6 bilhões de euros enquanto a rentabilidade ficou em 10,7%. “Em 2011, a nossa sólida posição nos mercados e nossa eficiente organização de serviços devem permitir operações com margens de até 14%", observa Johansson. A finlandesa espera, ainda, que suas vendas líquidas em 2011 cresçam de 3 a 5%.

Durante o trimestre, a Wartsila Ship Power observou um movimento positivo nos mercados da China - responsável por 20% dos navios encomendados, ao lado de Coréia e Brasil, o que garantiu boa parte dos pedidos do grupo.  No Brasil, a empresa fechou o ano com mais um projeto importante para a exploração do pré-sal: um pacote completo de propulsão e automação para quatro gigantescos navios AHTS, que a Siem Consub afretou para a Petrobras.

Cada um dos navios tem quase 300 toneladas de tração estática, alcançadas pelo emprego de um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrica e mecânica, próprios para operações em águas ultra-profundas do pré-sal, reboque, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos.

O mercado de Power Plants continuou aquecido no quarto trimestre com vários grandes contratos fechados.  A Wartsila Brasil, e a Linhares Geração S.A inauguraram, no dia 23 de dezembro, a Usina Termelétrica (UTE) Linhares (ES). Trata-se da maior planta a gás natural já construída pela Wartsila na América Latina. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o investimento na usina é da ordem de 94 milhões de euros.

O segmento de Services também comemorou importantes contratos do fim de 2010, com serviços de Operação e Manutenção (O&M) para as Usinas Termelétricas Campina Grande, (Borborema Energética S.A.) na Paraíba, com 164MW de potência, Maracanaú, (Maracanaú Geradora de Energia S.A.) no Ceará, com 168MW de potência e Linhares (Linhares Geração S.A), com 204 MW, no Espírito Santo. A Wartsila Brasil também foi responsável pela construção e fornecimento dos equipamentos às três usinas. Com estes acordos a empresa ultrapassou a marca de 1,5 Gigawatt em contratos de Operação e Manutenção, tornando-se o maior operador independente em usinas de geração de energia elétrica no país.

Da Redação






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira