MSC

Wärtsilä conquista seu primeiro contrato no Brasil para reparo de gearbox de turbinas eólicas

A Wärtsilä assinou o primeiro contrato de longo prazo para serviços de reparo de gearbox de turbinas eólicas no Brasil. Os serviços serão executados no recém-inaugurado workshop da empresa, localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

O acordo, assinado com a Vestas do Brasil Energia Eólica, fabricante dinamarquesa de turbinas e uma das maiores no segmento de energia eólica do mundo, tem duração de cinco anos e prevê uma equipe especialmente dedicada.

O escopo inicial abrange o reparo completo de quatro modelos diferentes de caixas de engrenagem, com potência média de 2MW, o que inclui etapas como desmontagem, inspeção, fornecimento de peças originais, montagem e testes. A conclusão dos dois primeiros reparos está prevista para junho de 2023, quando foram realizados os primeiros testes em carga na bancada instalada no workshop. A bancada de testes é pioneira em testar os equipamentos com carga como se estivessem em operação e capaz de identificar possíveis falhas antes da montagem da caixa de engrenagem na turbina eólica.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Este contrato coloca a Wärtsilä como um importante parceiro da Vestas no Brasil no contexto da transição energética. Inauguramos nosso primeiro centro dedicado a este fim em toda América Latina, em março deste ano, e já conquistamos a confiança desse importante player do mercado para fazer o reparo de gearboxes localmente, evitando o envio dos equipamentos para fora do país”, afirma Diego Colicchia, general manager operations para a América do Sul. O gestor acrescenta que o workshop está 100% operacional e tem potencial para se tornar o maior provedor de reparos e testes de caixas de engrenagens de turbinas eólicas no Brasil.

“Acreditamos que esta aliança com a Wärtsilä representa um avanço positivo e estratégico para o negócio, em que o desenvolvimento das capacidades locais nos permitirá minimizar o custo e os riscos que o mercado enfrenta com a atual interrupção da cadeia de suprimentos global” afirma Cleiton Tosetto, chefe de serviços para o Brasil na Vestas.

“Como alternativa flexível e de rápida implementação, a energia eólica desempenha um papel importante na transição energética do Brasil para um futuro 100% renovável. A Wärtsilä tem orgulho de contribuir de forma significativa para essa trajetória. Ao disponibilizar um workshop desse tipo no país, ajudamos nossos clientes a reduzir custos diretos com o negócio e a aumentar a disponibilidade operacional de seus parques eólicos”, conclui Jorge Alcaide, managing director para a Wärtsilä Brasil.

“Com mais de 80% de nossa geração de valor proveniente de fornecedores que operam na América Latina, a aliança com a Wärtsilä complementa o portfólio da cadeia de valor local da Vestas, aprimorando nossas capacidades de O&M para os clientes e trazendo impacto positivo para a comunidade. Estamos aproveitando nossa experiência local para prover serviços em turbinas e essa é a tendência daqui para frente”, diz Rodrigo Ugarte Ferreira, VP de Compras para América Latina da Vestas.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira