O grupo Wärtsilä executará projeto de repotenciamento do "Herkules V", um empurrador de propriedade da Hidrovias do Brasil. Com o retrofit, a embarcação alcançará maior eficiência, redução de emissões e menores custos operacionais. O pedido foi recebido pela Wärtsilä no primeiro trimestre deste ano.
O escopo do contrato inclui três motores Wärtsilä 20, três hélices Wärtsilä de passo fixo e três caixas redutoras e controles de propulsão. Estima-se que a conversão resultará em significativa economia anual de combustível, com base em 5.000 horas de operação, bem como economia de custos com peças, serviços e consumo de óleo lubrificante. Economias adicionais de combustível serão derivadas da instalação de novas hélices eficientes de passo fixo.
PUBLICIDADE
"A Hidrovias do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa que promove eficiência, inovação e sustentabilidade. O projeto de repotenciamento do "Herkules V" reforça esse compromisso, reduzindo o impacto ambiental, aumentando a eficiência e a segurança de nossas operações. Buscamos sempre parceiros que compartilham nossas ambições por modelos de negócios mais limpos e eficientes, e a Wärtsilä é esse tipo de empresa”, diz Ricardo Brandalise, head de Manutenção Brasil & Paraguai.
“A Wärtsilä assumiu uma posição de liderança ao orientar o transporte marítimo em direção a um futuro descarbonizado e este projeto apoia esse objetivo. Estamos trabalhando com a Hidrovias para melhorar ainda mais sua sustentabilidade. Temos um contrato de manutenção otimizada com a Hidrovias desde 2017 cobrindo 30 motores Wärtsilä e esta entrega atual, bem como outras que serão adicionadas ao acordo”, diz Luis Grotz, gerente de Vendas de Projetos, Américas da Wärtsilä.
A entrega dos equipamentos está prevista ainda para dezembro e a conclusão do projeto para fevereiro de 2023.
A Wärtsilä tem um relacionamento comercial de longa data com a Hidrovias do Brasil, que inclui o fornecimento de motores para duas embarcações atualmente em construção. Quando entregue, o número total de motores Wärtsilä 20 nos empurradores hidroviários da Hidrovias do Brasil chegará a 39.
A embarcação "Herkules V", de 40 metros de comprimento, opera ao longo dos rios Paraguai e Argentina.