Receba notícias em seu email

MSC

Wärtsilä fornecerá geradores e equipamentos para propulsão elétrica do navio polar

Fabricante foi selecionada pelo estaleiro Jurong Aracruz, que construirá navio para a Marinha do Brasil, com previsão de entrega em 2025

A Wärtsilä fornecerá geradores e equipamentos para propulsão elétrica do navio de apoio Antártico (NApAnt), em construção para a Marinha do Brasil. O navio polar (NPo) Almirante Saldanha está sendo construído no Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), no Espírito Santo. O pedido foi feito pelo estaleiro construtor, que integra a sociedade de propósito específico (SPE) ‘Polar 1’. O equipamento da Wärtstilä está previsto para ser entregue ao estaleiro no começo de 2024 e o navio tem previsão de ser entregue até o final de 2025.

O escopo da encomenda à Wärtsilä inclui três grupos geradores a diesel, um sistema de conversão de energia diesel-elétrico e dois sistemas de propulsão de proa (bow thrusters), além do sistema de gerenciamento de energia. De acordo com a fabricante, a solução de baixa emissão otimiza o desempenho, aliando alta redundância e disponibilidade, que é resultado dos intervalos mais longos entre as revisões e ao consumo mais baixo de combustível.

“Embarcações especializadas exigem desempenho superior e estamos confiantes de que as soluções selecionadas atenderão a esse requisito”, disse o gerente de projeto do NPo no EJA, Maicon Batista Pinto. Ele acredita que a experiência da fabricante em tecnologia naval contribuirá para a entrega de sistemas e produtos de qualidade confiabilidade.

O gerente-geral de vendas da área marítima da Wärtsilä, Simon Riddle, destacou que a solução foi otimizada para fornecer mais eficiência para as operações da força naval do Brasil. Ele acrescentou que esta eficiência também reduzirá emissões, em linha com a estratégia de sustentabilidade. “Estamos orgulhosos de que o Jurong tenha depositado sua confiança na Wärtsilä para ser o fornecedor desta ampla solução para o navio de apoio Antártico”, comentou Riddle.

A força naval avalia que o navio polar é estratégico para manter a presença brasileira no continente Antártico e garantir a continuidade das pesquisas científicas realizadas no Comandante Estação Antártica de Ferraz. As principais especificações da embarcação incluem um comprimento de 103,16 metros e uma largura de 18,5 metros, em conformidade com a notação de classe polar PC6. Com uma velocidade de cruzeiro de 12 nós, a embarcação terá autonomia de 70 dias para acomodar sua tripulação de 95 pessoas, que inclui 26 cientistas.


PUBLICIDADE








Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira