A Base de Niterói da Brasco, empresa de terminais de apoio offshore do grupo Wilson, Sons, recebeu no segundo trimestre o ISO 14.001. A certificação é uma norma internacionalmente aceita que reconhece que a empresa está empenhada na gestão de impactos ambientais e adota boas práticas de meio ambiente e legislação.
PUBLICIDADE
A empresa explica que a ISO 14.001 é reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Ela requer um comprometimento de toda a organização, fazendo com que os benefícios ambientais e seus lucros aumentem de forma integrada.
Para chegar a esta marca, a equipe da Brasco trabalhou duro por um ano e três meses (desde janeiro de 2010). Estruturaram um sistema de gestão de procedimentos, criaram e implantaram indicadores ambientais, adotaram mecanismos de acompanhamento de atualização de legislação aplicável, revisaram todos os possíveis impactos ambientais e utilizaram sistemas de controle de emergência ambiental. Em março deste ano, foi realizada uma auditoria do sistema de gerenciamento ambiental recomendando a certificação da Brasco.
O terminal de Niterói já possui o ISO 9.001, que comprova a qualidade na gestão. A companhia aponta que a nova certificação reforça a excelência do trabalho feito pela Brasco na área ambiental e de legislação. A próxima meta é o ISO 18.000, que atesta a eficiência das práticas de segurança e saúde ocupacional.
A empresa destaca que a proteção ao meio ambiente é tema fundamental para todas as empresas do grupo Wilson, Sons. A companhia foi a primeira em seu segmento no Brasil a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as ações do grupo destaca-se o uso de tecnologias avançadas em suas embarcações, que reduz a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o tratamento da água utilizada nos rebocadores e PSVs e a coleta seletiva de lixo, entre outras.
Da redação