O Comando do 5º Distrito Naval (5º DN) realizou, na manhã de ontem, no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, uma cerimônia comemorativa ao 145º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil, e de entrega de condecorações da Ordem do Mérito Naval. O evento, presidido pelo comandante do 5º DN, vice-almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, convidados e estudantes da Escola Estadual Bibiano de Almeida. Durante o evento, foram lidas a mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Ordem do Dia do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, alusivas ao aniversário da Batalha do Riachuelo.
Depois, em reverência aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram içados, no mastro principal, os mesmos sinais que o Almirante Barroso mandou hastear no mastro da fragata Amazonas na manhã do dia 11 de junho de 1865. Foram içados os sinais "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa". Também foram executados os toques de "Vitória" e de "Comandante-em-chefe", além de uma salva de 17 tiros de canhão. Posteriormente, o vice-almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos fez a imposição de condecorações da Ordem do Mérito Naval. Dez personalidades, entre militares e civis, foram agraciadas.
A Ordem do Mérito Naval, criada pelo decreto número 24.659, de 11 de julho de 1934, destina-se a premiar militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha. A cerimônia foi encerrada com um coquetel de confraternização.
(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)
PUBLICIDADE