O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, recebeu, ontem, quinta-feira (11), a comenda Ordem do Mérito Naval. A solenidade, que aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, contou com a presença do presidente da República interino, Michel Temer, e do ministro da Defesa, Jaques Wagner.
Tokarski acredita que a defesa de ações conjuntas da ANTAQ com a Marinha, principalmente na Amazônia, referentes ao transporte fluvial de cargas e de passageiros, que transporta mais de 9 milhões de passageiros nas linhas regulares, motivou o oferecimento da comenda por parte da Marinha. “Estou muito orgulhoso de ter recebido essa comenda. Nós só teremos uma ação mais efetiva na Amazônia, que tem dimensões continentais, se ampliarmos nossas ações em conjunto com outras importantes instituições como são os casos da Marinha e da Polícia Federal”, destacou o diretor da ANTAQ.
Criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes. A comenda também se destina a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.
Ontem, quinta-feira, a Marinha do Brasil agraciou 120 personalidades civis e militares e mais cinco instituições. A data de hoje representa a celebração do 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – data magna da Marinha.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE