A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Wista Brazil (Women’s International Shipping and Trading Association), está aprimorando o questionário de pesquisa sobre equidade de gênero no setor aquaviário. O novo questionário será aplicado a cada dois anos, com a próxima edição prevista para 2025, segundo a diretora Flávia Takafashi, durante o Fórum Brasil Export.
A primeira pesquisa, realizada em 2023, revelou que 17,6% das vagas no setor aquaviário brasileiro são ocupadas por mulheres. A agência pretende monitorar a participação feminina no setor e aumentar essa presença, promovendo a equidade de gênero. A Antaq já promove ações para aumentar a participação feminina no setor, como o Curso de Gestão Portuária, exclusivo para mulheres, oferecido desde 2008 em Le Havre, França, e o lançamento da assistente virtual Iara, programada para apoiar vítimas de assédio.
PUBLICIDADE
Além disso, a agência lançou um Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, focado em proteger mulheres que trabalham nos portos e na navegação. O guia foi criado em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Wista Brazil e a OAB. A Antaq também criou o Comitê-Geral de Gênero e Diversidade do Setor Aquaviário, que promoverá ações de inclusão e diversidade no setor. O comitê, formado por membros da Antaq e outras entidades nacionais e internacionais, será um importante agente de transformação social, integrando práticas de equidade nas operações e políticas regulatórias. A previsão é que o comitê seja oficialmente composto dentro de 30 dias.