Navalshore 2024

Aprovado novo transporte por mar em Palhoça

Objetivo é criar opção de deslocamento entre Florianópolis e o município por embarcações

O prefeito de Palhoça, Ronério Heidersheidt, aprovou, ontem, a lei que cria o Sistema de Transporte Marítimo no município.

Agora, será criada uma comissão para definir os critérios para a contratação de uma empresa para operar, em caráter emergencial de 180 dias, o transporte. Na prática, a aprovação da lei em Palhoça é só o começo do processo de implantação do novo sistema.

A atuação da Capitania dos Portos de Santa Catarina, órgão da Marinha, que dará a orientação técnica para as obras, irá iniciar quando a prefeitura de Palhoça definir as áreas de navegação, de embarque e de desembarque. As três têm de ser oficialmente cedidas pela Superintendência do Patrimônio da União, com sede na Capital.

O comandante Joares Pereira de Mello, chefe do Departamento de Segurança do Transporte Aquaviário da Capitania dos Portos, explica que a lei sancionada ontem autoriza o transporte de embarcações apenas dentro do município de Palhoça:

– Para que se instale um ponto de embarque e desembarque em Florianópolis, a prefeitura da Capital terá de repetir todo o processo que Palhoça está iniciando. Aprovar lei, solicitar área para a União e entrar com processo junto à Marinha para realizar obras.

De acordo com o oficial, a iniciativa é apoiada pela Marinha, que tem a intenção de agilizar o processo. O prazo para as embarcações começarem a navegar não pode ser garantido, segundo Joares, por envolver também a autorização da União para a realização do projeto.

Fonte: Diário Catarinense

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira