MSC

Batismo - Aliança incorpora ‘Fernão de Magalhães’

O novo porta-contêineres da Aliança Navegação e Logística Fernão de Magalhães foi batizado no último dia 26 de setembro, no porto Chibatão, em Manaus. A madrinha do navio é Dionéia Thomas, esposa de Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança. O Fernão de Magalhães é o segundo a ser batizado de uma série de quatro navios idênticos com capacidade para 3,8 mil TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados. Todos os novos porta-contêineres entrarão no serviço de cabotagem da Aliança.

O nome Fernão de Magalhães é uma homenagem ao navegador português (1480-1521) que liderou a primeira viagem marítima em torno da Terra. A viagem, que durou cerca de três anos, foi de encontro ao Atlântico Sul, passando pelo local que hoje é conhecido como Estreito de Magalhães e prosseguindo pelo Oceano Pacífico.

A Aliança Navegação e Logística está investindo R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. Todos os navios estarão agregados ao serviço até o final de 2013. O Fernão de Magalhães se unirá ao Sebastião Caboto e Pedro Álvares Cabral que já estão em operação.

Os navios foram especialmente projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. São equipados com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário.

A Aliança disponibiliza três anéis na cabotagem. Com os novos navios, o serviço de cabotagem da Aliança contará com uma moderna frota composta por 8 navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul.

Dados técnicos do Fernão
de Magalhães
Capacidade - 52,065 tdw
Capacidade do
navio - 3.800 TEUs
Plugs para contêineres
refrigerados - 500
Comprimento total - 228m
Comprimento entre
perpendiculares - 217.5m
Largura - 37.3m
Calado máximo - 12.5m
Velocidade - 19.5 kn
Potência do motor
principal - 22,890 kW



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira