Ecobrasil

BYD coloca em operação seu primeiro navio ro-ro

A BYD, empresa que fabrica veículos movidos a energia limpa, colocou em operação seu primeiro navio dedicado, o "Explorer Nº 1". A embarcação foi entregue oficialmente no Porto de Yantai, na província de Shandong, no dia 10 de janeiro, antes de iniciar sua viagem inaugural a partir do porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, na China.

O "Explorer Nº 1", que leva a identificação da BYD, dá um impulso à capacidade logística internacional da companhia em momento de recursos limitados no transporte marítimo global. Medindo 199,9 metros de comprimento, a embarcação do tipo roll-on/roll-off foi construída com recursos pioneiros em tecnologias de construção naval ecológicas.

A embarcação bicombustível tem capacidade para transportar sete mil veículos e é movida preferencialmente a GNL (gás natural liquefeito).

PUBLICIDADE

MCI


Nos próximos dois anos, espera-se que mais sete embarcações se juntem à frota, todas integrando a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo, incorporando a visão da BYD para uma era de transporte marítimo mais verde.

Wang Junbao, gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, destacou que o setor de veículos de energia limpa da China atingiu um marco histórico no ano anterior, com vendas e produção superiores a nove milhões de unidades, contribuindo significativamente para a mobilidade verde global. O lançamento do "Explorer Nº 1" marca um passo fundamental para a BYD na expansão nos mercados estrangeiros. A empresa planeja não apenas implantar esses navios para suas próprias operações, mas também prestar serviços a outras montadoras de veículos.

Em 2023, a BYD exportou 242.765 veículos, um crescimento anual de 334,2%. As vendas anuais totais subiram para mais de 3,02 milhões de unidades, solidificando o status da BYD como a principal vendedora mundial de veículos de energia limpa. Hoje, a operação da BYD abrange seis continentes, envolvendo mais de 70 países e regiões em todo o mundo, chegando a mais de 400 cidades.

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira